Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Coronavírus: Profissionais da saúde se reunem para propor prevenção
Profissionais da rede pública e privada se reuniram para propor ações; Vigilância Epidemiológica irá concentrar orientações
Coronavírus: Profissionais da saúde se reunem para propor prevenção

 Na manhã desta segunda-feira 16, a prefeitura Cristina Arantes convocou uma reunião extraordinária com todas as entidades públicas e privadas de saúde de Ibitinga, no seu gabinete. 

  “A ordem é estabelecer um diálogo e protocolo único a fim de atender à população sobre a ameaça do Novo Corona Vírus”, explicou a prefeita, nas redes sociais. 

   Representantes da Associação Médica de Ibitinga, UNIMED, Hospital Aliança, SAMS e Santa Casa, Vigilância Epidemiológica, Pronto Socorro da Vila Maria, UPA, Conselho Municipal da Saúde,  e integrantes da e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar –CCIH, que juntos, estiveram concentrados para propor trabalhos de orientação da população e profissionais de saúde sobre o coronavírus (COVID-19).

Propostas

  Segundo a prefeitura, além de discutirem detalhes sobre os protocolos e procedimentos adotados nos serviços de saúde do município, tanto da rede pública quanto particular (Hospital Aliança e clínicas ou consultórios particulares) ficaram definidos os níveis de informação que serão trabalhados e que a concentração das orientações (inclusive para profissionais de saúde) será feita pela Vigilância Epidemiológica.

   O objetivo principal, neste primeiro momento, é orientar as pessoas sobre as medidas necessárias para a prevenção do contágio, quais os protocolos adotados pelo SUS no município (integrado à rede privada) e evitar a propagação de informações infundadas que possam gerar pânico desnecessário para a população. 

Os trabalhos de orientação serão desenvolvidos em 03 níveis:

- Orientações para a população (foco nas ações para prevenir contágio);

- Orientações para os profissionais de saúde que atuam em Ibitinga (protocolos);

- Orientações específicas para os médicos que atuam em Ibitinga (acesso à informações atualizadas e equipes do Ministério da Saúde, protocolos dos serviços públicos e privados de saúde em casos de suspeitas de COVID-19 e procedimentos sugeridos para o atendimentos em consultórios particulares). 

O nivelamento das informações para todos os profissionais de saúde será fundamental para manter a população bem orientada e evitar a disseminação de boatos, falsas orientações, alardes infundados e outras medidas que possam causar pânico e prejudicar o sistema de saúde ou as ações preventivas já realizadas.

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546