No ano de 1995, nos meados de outubro, a comunidade do Centro Espírita Francisco de Assis Amor e Caridade reuniu-se e resolveu fundar a Associação Filantrópica que tinha amplos objetivos, atendendo crianças, jovens, andarilhos, famílias, inclusive a distribuição de sopa comunitária. Então temos datas importantes para serem lembradas:
Assim no dia 05/08/2001 foi inaugurada a referida instituição, com a precípua finalidade de atender crianças de 03 meses a 04 anos no então querido “Berçário Maria de Nazareth”.
Desta forma o Berçário Maria de Nazareth, durante esta década, já atendeu 250 crianças com muita dedicação e amor. Felizmente hoje vários já freqüentam as escolas regulares e são alegres e saudáveis, pois tiveram toda a atenção dos funcionários da Casa, enquanto suas mães trabalhavam.
Com o auxílio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da AES Tietê, de doações da comunidade e dedicação da Diretoria Executiva da entidade, sob a presidência da professora Maria Helena do Nascimento Tognoli, muitas benfeitorias foram realizadas tais como: ampliação de duas salas de estudo, dois banheiros para adultos, duas varandas para recreação, instalação de aquecedor solar, compra de brinquedos de playground, adequação de móveis e equipamentos para o escritório, instalação de toldo tipo passarela na entrada da entidade e cobertura na porta da cozinha para proteger do forte calor e do sol.
A entidade mantém dois eventos importantes: No primeiro semestre a “Feijoada Solidária” e no segundo semestre o “Jantar Solidário de Primavera”.
Portanto, quando a entidade comemora o seu “Jubileu de Estanho” todos se sentem realizados com os trabalhos da referida Casa, o sonho desse maravilhoso atendimento continuará para sempre.
Hoje, Graças a Deus, o Berçário Maria de Nazareth consolidou-se como uma entidade voltada às crianças de 03 meses a 04 anos e às suas famílias, com as visitas domiciliares de assistente social que acompanha as necessidades destas famílias e as encaminha para a rede de serviços socioassistenciais do nosso município.
Isso tudo desperta em todos nós o desejo de servir hoje, agora e sempre.
A Direção.