Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Depois de esgotar no 1º dia, Vacinação contra Gripe volta hoje (26)
Idosos que estão acamados podem solicitar a vacinação em casa. Vacina está em falta em 403 cidades
Depois de esgotar no 1º dia, Vacinação contra Gripe volta hoje (26)

  A primeira etapa da vacinação contra a gripe, que começou na segunda-feira 23, é exclusiva para idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde, mas foi interrompida, pode falta de vacinas; em todo o país se esgotaram o número de vacinas. 

   No estado de São Paulo, são 403 municípios, com a falta da vacina, segundo dados do COSEMS-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

   A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo até emitiu uma nota, explicando como deve ocorrer a normalização dos estoques (Veja no final do texto).

Ibitinga

   Em Ibitinga, cerca de 2,5 mil doses da vacina foram aplicadas no primeiro dia da campanha. Outras 2,5 mil doses poderão ser aplicadas a partir desta quinta-feira 26, segundo autoridades do município.

Coronavírus

  A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a campanha de vacinação facilita os diagnósticos por exclusão.

Novas Vacinas

   Mais de 2 milhões de pessoas devem ser vacinadas nesta fase no estado de São Paulo. A meta é imunizar 1,8 milhão de idosos. Em muitos postos de saúde houve filas e aglomerações de idosos em busca da imunização. 

    A primeira fase da campanha começou no dia 23 de março, em todo o Brasil.

   A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Vacinação em casa

   O município de Ibitinga, através do SAMS, vacinará os idosos acamados contra a gripe. O procedimento será realizado por enfermeiras na casa do paciente. O objetivo é facilitar o acesso da imunização àqueles que não podem se locomover até às salas de vacinas da cidade.

  Para isso, é preciso agendar a vacinação junto ao SAMS, pelo telefone (16) 3341-3519.

Veja a íntegra da nota da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, sobre a falta da vacinas nos postos: 

A Secretaria de Estado da Saúde montou uma força-tarefa com as equipes do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) e do CDL (Centro de Distribuição e Logística) garantindo envio das grades de vacina contra a gripe com agilidade a todos os municípios.

O Ministério da Saúde enviou inicialmente cerca de 2 milhões de doses a SP, o que representa 32% do quantitativo necessário para os grupos prioritários da primeira etapa – idosos e profissionais de saúde. Todos os municípios iniciaram a vacinação com grades parciais desta primeira remessa. Além disso, no último final de semana foram recebidas mais 2,8 milhões de doses, ampliando para 70% o estoque. As novas grades já estão em distribuição até amanhã (24), graças a essa força-tarefa nas entregas. A pasta está em diálogo contínuo com o Ministério para garantir o abastecimento.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546