Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Produção Citrícola 2019/2020 em SP será 35% maior
Estado de SP concentra 80% da produção nacional com 44 variedades da fruta, entre laranjas, limas, limões e as tangerinas
Produção Citrícola 2019/2020 em SP será 35% maior

  A safra de laranjas 2019/2020 no cinturão citrícola foi, aproximadamente, 35% maior que a anterior, graças à ciência agronômica que viabiliza a produção de citros com qualidade praticamente o ano todo. Atualmente, no estado de São Paulo, graças às pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, há oferta de variedades de citros praticamente durante todo o ano. Nos meses de maio e junho, há 34 variedades de citros disponíveis aos produtores. Entretanto, nas prateleiras, as tangerinas Ponkan, laranjas Baias e Pera se destacam por possuírem grande público cativo e estarem no início de safra.

   Estão em São Paulo cerca de 80% da produção nacional citrícola. A média da produção em 2019/2020 de laranja para mesa e indústria no cinturão citrícola que engloba São Paulo, Triângulo Mineiro e o Oeste-Sudeste de Minas Gerais é de 387 milhões de caixa com 40,8 quilos. 

  No total, são 44 variedades entre laranjas, limas, limões e as tangerinas produzidas em maior ou menor escala, no estado de São Paulo, que fazem do Brasil um dos maiores produtores de citros e o líder na produção mundial de laranja doce e de suco industrializado da fruta. 
  Segundo a pesquisadora do IAC, Marinês Bastianel, as variedades que estão em plena safra ou entrarão até junho são: as tangerinas Cravo, Ponkan, Fremont, W Murcott, Nova, Dekopon, Murcott Olé 7L e Mexerica Rio; as laranjas de baixa acidez Lima, Piralima, Champanha e Lima Sorocaba, as laranjas Hamlin, Barão, Westin, Rubi, Pineapple, Seleta do Rio, Sanguínea de Mombuca, Valencia Americana e Pera, as laranjas de umbigo Navelina, Baía Cabula, Baianinha e Baía Cara Cara, ainda Lima da Pérsia, limão Siciliano, lima ácida Tahiti. Em menor escala, outros citros como a Kinkan ou Kumquat e pomelos. Ela explica que toda variedade de citros possui uma boa dose de vitamina C. "Todas as cultivares IAC são ricas em vitamina C", diz a pesquisadora. 

Fruta saudável

  A vitamina C, disponível nos citros, tem alta popularidade por seus benefícios nutricionais, cosméticos, aromáticos e farmacêuticos. O consumo de frutas in natura, sucos e água com limão pela manhã são alguns hábitos disseminados para aumentar a imunidade, principalmente no outono/inverno, quando aumentam os casos de doenças respiratórias. Em 2020, além das enfermidades já conhecidas, há também a exposição ao novo coronavírus, o que reforça a necessidade de ingerir esse grupo de alimentos. 

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546