Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Hortaliças: Dólar, seca e COVID-19 aumentaram prejuízos do produtor
Queda nas vendas e alta do dólar forçou redução da produção. Estiagem contribuiu para menor qualidade das plantações
Hortaliças: Dólar, seca e COVID-19 aumentaram prejuízos do produtor

  Desde o final de março, quando começou o isolamento social por causa da pandemia do Coronavírus (COVID-19), as vendas de hortaliças diminuíram de um modo geral, devido restaurantes deixarem de receber clientes e só trabalharem no sistema delivery.

   "Com esse negócio, caiu muito a venda. Das minhas vendas, 70% são restaurantes. Agora, eles estão pegando 10% a 20% da mercadoria que eu vendia", explicou produtor de hortaliças Sérgio Aparecido Pavan, para reportagem do EPTV de Ribeirão Preto, que viu as vendas diminuírem drasticamente.

   Para os produtores de hortaliças, ainda existe o obstáculo do dólar. Cerca de 65% da matéria prima dos fertilizantes tem cotação da moeda americana. Com o cenário internacional instável, nem os especialistas arriscam afirmar com certeza o que vai acontecer com o dólar. Mas na prática os produtores já estão pagando mais caro pelos insumos, e devido a pandemia, não conseguem repassar o custo para os cliente. Uma saída é se adequar e reduzir a plantação.

Frio

   No Inverno, como esta época é fria e seca, a produção e a qualidade das hortaliças é reduzida. Uma pequena parte da produção, de modo em geral, é ideal para o mercado. “O produtor é o menos remunerado na situação de crise. Se o passar preço mais caro, o produto não será consumido. Então, ele precisa ter uma gestão de custo mais adequada", explicou o economista e especialista em agronegócio José Carlos de Lima Júnior. Para ele, a estiagem também contribuiu para que as hortaliças perdessem a qualidade, mas aumentassem o valor para o consumidor final, o que gera uma redução das vendas.

 

 

 

Com informações do Canal Rural e EPTV

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546