Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Mau hálito em cães:Tártaro pode provocar grandes riscos para a saúde
Bactérias podem se espalhar para outras regiões do corpo. Limpeza feita com frequência pode evitar doença periodontal
Mau hálito em cães:Tártaro pode provocar grandes riscos para a saúde
Foto: Ilustração da Internet

 Assim como ocorre conosco, o tártaro nos cachorros nada mais é que a formação de uma placa bacteriana decorrente do acúmulo de restos de alimento. A diferença é que, enquanto nós escovamos nossos dentes diariamente, muitas vezes não fazemos o mesmo com os pets. Com isso, nossos amigos acabam ficando mais sujeitos ao problema.

 Diferente do que ocorre com boa parte das doenças, não é difícil identificar o tártaro em cães. Isso porque assim que o cachorro nos dá aquela lambida carinhosa em seu tutor, logo vem um cheirinho desagradável: o famoso mau hálito. Além disso, ao abrir a boca do pet, é possível ver a placa bacteriana em manchas amareladas ou esverdeadas, próxima à gengiva ou entre os dentes.  

 “O excesso de bactérias na boca pode levar à doença periodontal e à gengivite, causando dor e dificuldade de mastigação”, explicou o médico veterinário Diogo Francescbini.

Grave doenças

  Essas bactérias, presentes no tártaro, migram para outras partes do corpo. “Elas podem migrar para o coração, levando à endocardite, e também podem causar alterações renais, hepáticas e pulmonares”, alerta o veterinário. Nesses casos procure a Clínica Veterinária o mais rápido possível.

   Outro problema que muito presente na boca dos pets são a  hipoplasia do esmalte dentário, que nada mais é que uma irregularidade (má formação) do esmalte dental, causadas na maioria das vezes por situações sistêmicas que atuam durante o desenvolvimento dental. Doenças como a cinomose, febre alta, estado nutricional precário e medicações em animais jovens podem ser considerados causas dessas irregularidades nos dentes dos cachorros. 

    Uma das causas que mais afetam o esmalte é o uso prolongado de antibiótico em animais novos, muito desses casos são devido à falta de vacinação ou uso de vacinas sem qualidades, por isso é fundamental o acompanhamento do Médico Veterinário nesse protocolo de vacinas em filhotes. 

   Lembrando que a vacinação ocorre a partir de 45 dias do seu pet, esse é um dos momentos mais importantes para uma boa qualidade de vida do seu amiguinho.

Serviço

 O Médico Veterinário Diogo Franceschini atende na clínica do na Avenida Japão, 888. Telefone (16) 3341-4455.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546