Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Inverno: Vacinas podem evitar Doenças respiratórias em cães
Outono e inverno são épocas propícias para doenças respiratórias. Vacinação e avaliação do veterinário são medidas valiosas
Inverno: Vacinas podem evitar Doenças respiratórias em cães

  A Cinomose Canina e a Traqueobronquite Infecciosa, são doenças que podem acontecer com maior frequência em épocas de frio e tempo seco. No Brasil, o inverno começa no próximo dia 20 de junho, quando as temperaturas tendem a ficar mais baixas; o que causa maior preocupação na hora de cuidar dos pets.

 Perigo

   O vírus da Cinomose é transmitido pelo ar ou por meio secreções de outro animal infectado. Uma vez instalado, o vírus fica no organismo do bichinho, bem quieto, por até sete dias, à espera de um momento certo para entrar em ação. Os danos são gastrointestinais, respiratórios e neurológicos. As principais vítimas são os filhotes, embora os adultos não estejam completamente a salvo. Tosse, diarréia, febre, falta de apetite e falta de coordenação motora são os sinais mais comuns. 

  A Traqueobronquite Infecciosa (popular “tosse de cachorro”) é outro exemplo de doença muito comum no inverno. Com sintomas também semelhantes à gripe, a doença tem alto poder de contágio. A tosse seca é a característica mais comum. A falta de cuidados com a doença pode se agravar para um quadro avançado e comprometimento do pulmão.

“O ideal é manter a vacinação em dia”, explica o veterinário Diogo Franceschini, sobre os cuidados com os cachorros. Em geral os diagnósticos dessas doenças são feito no consultório, mas quando paira a dúvida, um exame de sangue pode ajudar a identificar.

  Não há um medicamento específico para combater os vírus e o tratamento é à base de antibióticos, anti-inflamatórios, vitaminas entre outros; mas tudo depende de uma avaliação de um médico veterinário. A evolução da doença também varia conforme a resistência do animal.

Serviço

 O Médico Veterinário Diogo Franceschini atende na clínica do na Avenida Japão, 888. Telefone (16) 3341-4455.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546