O Rotary Club de Ibitinga estará promovendo o 1º Enduro Ecológico da cidade. O Enduro Ecológico “Trilhas dos Macacos”, será realizado no próximo dia 24 (domingo) na fazenda Voltinha no distrito de Cambaratiba. A fazenda já possui uma trilha construída para a prática do turismo rural que será implantado em breve na propriedade, o que facilitou aos organizadores a escolha do local e a elaboração da prova.
A idéia de realizar o Enduro Ecológico surgiu quando duas equipes (onze pessoas) ligadas ao Rotary Club de Ibitinga participaram de uma etapa realizada em Poços de Caldas-MG. “Gostamos tanto, que surgiu a idéia em trazer para Ibitinga”. Comenta Osmar Margadona Júnior (Juca), rotariano e educador físico responsável pela prova. Depois de definir um local para realizar a prova, a equipe da Agência Trilha Radical, especializada em Turismo e Aventura, se ofereceu em trazer uma etapa para Ibitinga. “Para elaborar a prova, a trilha e a planilha de navegação, nós e o pessoal da Agência, levamos três dias”, comenta.
Para se inscrever no Enduro Ecológico, cada integrante da equipe deve pagar uma taxa de R$ 10,00 e doar um litro de leite. A prova ainda irá premiar todos os participantes com medalhas de participação e troféus para as três primeiras equipes classificadas. As inscrições vão até o dia 22 e podem ser realizadas em diversos pontos da cidade (ver quadro ao lado). O leite será doado ao GACCI (Grupo de Apoio aos portadores de Câncer de Ibitinga) e o dinheiro das inscrições será destinado aos projetos sociais desenvolvidos pelo Rotary. Maiores informações, Fones: 3341-5046 ou 8122-2400.
A prova
O Enduro a Pé é uma prova de regularidade, e não uma corrida, onde as equipes de 3 a 6 pessoas saem em horários pré-definidos e em intervalos regulares. Momentos antes da largada, as equipes recebem uma planilha de navegação contendo as informações necessárias para efetuarem o percurso da prova, como:
- Média de velocidade dos trechos (metros por minuto);
- Distâncias (metros), tendo as equipes que medir através de passos;
- Referências (desenhos) e informações necessárias para definir o sentido em que a equipe seguirá.
A equipe vencedora da prova é aquela que mantiver a maior regularidade durante todo o trajeto. Para se ter o controle da regularidade das equipes, serão colocados em pontos estratégicos do percurso os Postos de Controle (PC’s), com a responsabilidade de anotar o horário de passagem das equipes.
Por se tratar de uma prova de regularidade, não é exigido do participante grande esforço físico, criando assim oportunidades para que as mais diversas pessoas participem, bastando para isso apenas o desejo de caminhar e trabalhar em equipe.
De acordo com um dos idealizadores do evento, o Enduro é muito mais divertido e prazeroso do que uma competição. “A modalidade é o casamento perfeito entre competição, lazer e aventura, pois proporciona o contato com a natureza, exigindo o raciocínio e a estratégia da equipe”, comenta Juca.