Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Quarentena COVID-19: Ibitinga continua com serviços essenciais
Ibitinga segue na Fase Laranja, onde é possível abertura do comércio. Reclassificação foi anunciada hoje (26) por Dória
Quarentena COVID-19: Ibitinga continua com serviços essenciais

   O governador de São Paulo, anunciou na tarde desta sexta-feira (26), em coletiva de imprensa, que a cidade de Bauru e mais 67 cidades da região, foram rebaixadas na reclassificação do Plano São Paulo, e terão que endurecer as normas de abertura da economia a partir da segunda-feira 29. 

   A quarentena no estado foi prorrogada do dia 29 de junho até o dia 14 de julho.

  A Região de Bauru, foi reclassificada para fase 1 (vermelha) do plano de retomada das atividades econômicas no estado de São Paulo. 

  A Região de Araraquara, onde incluem as cidades de  Borborema, Ibitinga, Itápolis e Tabatinga, continuam na Fase Laranja, onde é possível abertura do comércio com restrições.

Confira abaixo o que é permitido em cada fase

-Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais

-Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições

-Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores

-Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3

-Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

Prefeituras

   De acordo com o plano do governo, as prefeituras terão autonomia para flexibilizar setores estabelecidos. Com isso, municípios que estiverem nas fases 2, 3 e 4 poderão flexibilizar determinados setores anunciados anteriormente. 

Plano São Paulo de enfrentamento ao COVID-19

   O governo definiu cinco fases no Plano São Paulo, que começou a funcionar no dia 1º de junho e prevê a retomada gradual e regionalizada da atividade econômica do estado.

   São Paulo foi dividido em 17 Departamentos Regionais de Saúde, que estão categorizados segundo uma escala de cinco níveis de abertura econômica. As fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).

   Cada região poderá reabrir determinados setores de acordo com a fase em que se encontra. As regras são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.

   A requalificação de fase para mais restritiva será feita semanalmente, caso a região tenha piora nos índices. Para que haja uma promoção a uma fase com menos restrições e mais aberturas, serão necessárias duas semanas.

    O Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos diminuam ou aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo estado, desde que apresentem os pré-requisitos embasados em definições técnicas e científicas.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546