Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Prouni está com inscrições abertas até dia 17
Fies começa as inscrições dia 21. As duas opções serão avaliadas com o Enem do aluno
Prouni está com inscrições abertas até dia 17

  Desde ontem (14) as inscrições para o Prouni estão abertas, e seguem até o dia 17. O Fies, também estará com inscrições abertas no dia 21. O resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para o segundo semestre, já saiu ontem, e disponibiliza inscrições para vagas de 57 instituições públicas de educação superior do país.

   Os três programas têm como um dos critérios o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – quanto maior a nota, maiores as chances de ser selecionado. Para isso, os candidatos devem usar notas de edições de Enem anteriores a 2020. 

   Para 2020, o Enem já foi prorrogado para ser realizado em 2021, e as provas serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021, anunciou o Ministério da Educação (MEC) no último dia 08. 

  Vejas duas opções para garantir uma vaga no ensino superior em 2021:

Prouni

   O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica. 

    O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a avaliação da renda familiar. O edital com as especificações para a seleção do segundo semestre de 2020 está disponível aqui

Poderão se candidatar, segundo o edital: 

-quem não tiver diploma de graduação

-quem cursou o ensino médio completo em escola da rede pública

-quem cursou o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição

-quem cursou o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

-quem tiver algum tipo de deficiência

-professores que atuam da rede pública de ensino

   Os candidatos precisarão se inscrever no site do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br). Para isso, é preciso criar uma conta "gov.br" por meio de cadastro no "Login Único" do governo federal. 

    A seleção será feita em uma única etapa, com a nota do Enem 2019. 

   É possível escolher até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Confira abaixo o calendário: 

-Datas do Prouni do segundo semestre de 2020

-Previsão de divulgação das vagas: 7 de julho

-Abertura das inscrições: 14 de julho

-Encerramento das inscrições: 17 de julho (até 23h59)

-Primeira chamada: 21 de julho

-Segunda chamada: 4 de agosto

-Lista de espera: 24 de agosto

Leia o edital completo

Fies

   O Programa de financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

  De acordo com o edital para a seleção do segundo semestre de 2020, o candidato interessado deverá se inscrever no site do Fies (http://fies.mec.gov.br) entre 21 e 24 de julho. Para isso, é preciso criar uma conta "gov.br" por meio de cadastro no "Login Único" do governo federal. 

Poderão se candidatar, segundo o edital: 

  Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação

  Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos

   O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas. 

-Datas do Fies do segundo semestre de 2020

-Início das inscrições: 21 de junho

-Fim das inscrições: 24 de julho (até 23h59)

-Resultado: 28 de julho

-Contratação de financiamento: de 28 a 30 de julho (até 23h59)

-Pré-seleção da lista de espera: de 28 a 31 de julho (até 23h59)

Leia o edital completo

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546