Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Ibitinga conquistou Selo de Município VerdeAzul
Prefeitura pediu recontagem e classificação subiu para 81.31 pontos; passado o município de 'Certificado” para 'Selo'
 Ibitinga conquistou Selo de Município VerdeAzul
Foto: Divulgação / Reprodução da Internet

  No dia 05 de março de 2020, o Governo do Estado de São Paulo anunciou o resultado do Programa Município Verde e Azul (PMVA), com os dados compilados pelos municípios em 2019.

  Naquela ocasião, Ibitinga ficou classificada com 79,96 pontos, obtendo a posição de 89º colocado entre os 613 municípios. Naquele dia, Ibitinga tinha conquistado o 'Certificado do PMVA', que são concedidos para municípios qualificados com notas entre 60 e 79,9 (como no caso Ibitinga), no ranking geral até 100 pontos. 

Reviravolta

   Nesta sexta-feira 24, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ibitinga divulgou que o município conquistou o 'Selo do PMVA', com pontuação de 81.31, obtendo a classificação de 82º classificação no programa, o que dá para Ibitinga o 'Selo do PMVA', que é concedido apenas para municípios que obtém nota acima de 80 pontos, entre os 100 pontos do ranking geral de até 100 pontos.

   “Pedidos a recontagem dos pontos e aceitaram. Não tinham considerado algumas ações”, explicou o vice-prefeito Frauzo Ruiz Sanchez.

Pré-certificação em 2019

   No ano passado, no dia 11 de julho, Ibitinga já tinha conquistado a pré-certificação do programa estadual de conservação ambiental. Todos os municípios participantes, tinham que conseguiram obter a nota mínima de 40 pontos. Ibitinga, naquela ocasião, conseguiu 64,92 pontos. Somado a pré-certificação de junho de 2019, com os dados de dezembro daquele ano, resultaram na conquista da 89ª posição de Ibitinga no programa, com o certificado entregue agora no dia 05 de março deste ano.

Programa

  A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul (PMVA) é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.

  O objetivo do PMVA é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

 As ações propostas pelo PMVA compõem 85 atividades e tarefas a serem realizadas dentro de 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546