Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Neve em São Paulo:forte frente fria pode provocar fenômeno no estado
Simulação do MetSul aponta intempérie em locais "pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno por décadas"
Neve em São Paulo:forte frente fria pode provocar fenômeno no estado

  Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo devem ter uma diminuição na temperatura nos próximos dias. Uma massa de ar polar vinda da Argentina vai atingir não só as unidades da federação, mas também todo o Brasil a partir de quarta-feira (19). 

  O Sul e a região da divisa paulista com o Paraná, no entanto, poderão ter também neve e chuva congelada. As informações são do instituto MetSul, que a!rma que a frente fria tem um potencial de ser “um evento histórico de frio e neve”. O fenômeno deve provocar ar gelado, nebulosidade e instabilidade em altas altitudes. 

   As simulações apontam diferentes previsões para a presença de neve. Algumas mostram o fenômeno apenas em regiões acostumadas com a intempérie, como o Planalto Sul Catarinense, os Aparatos da Serra do Rio Grande do Sul, o Norte Gaúcho, pontos do Oeste e Meio-Oeste Catarinense e o Planalto de Palmas no Paraná. 

    Mas outras mostram o fenômeno em locais, segundo o MetSul, “pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno por décadas”. Entre eles “Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até em Curitiba e no sul do estado de São Paulo”. 

    O MetSul a!rma que “a probabilidade de neve é altíssima, mas que hoje não se pode fazer projeções precisas de quantidade e localização do fenômeno. O que pode e deve ser con!rmado é que deve nevar. Somente nos próximos dias se terá um cenário mais claro”. 

 

Fonte: Veja São Paulo

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546