Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Aluna do 'Programa Feira do Produtor Rural' cria horta agroflorestal
O objetivo da criação da horta escolar é que futuramente que todas às crianças possam visitar
Aluna do 'Programa Feira do Produtor Rural' cria horta agroflorestal

  Sandra Regina Diniz é aluna do 'Programa Feira do Produtor Rural' e dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Ibitinga Com Extensão de Base em Tabatinga, em parceria com a FAESP/SENAR-AR/SP. Além disso, é formada em 'Técnica Agrícola' e especializada em 'Sistema Agroflorestal'.

   Sandra contou que os cursos que são oferecidos pelo Sindicato Rural têm contribuído muito em sua profissão. A Técnica Agrícola disse que um dos cursos que mais marcou foi o de 'Olericultura Básica' onde aprendeu novas técnicas e conhecimentos para investir ainda mais no 'Sistema Agroflorestal'.

Horta Escolar - Agrofloresta

   Há três anos atrás, Sandra começou a estudar sobre a 'Agrofloresta' e fez vários cursos no 'Sítio Semente' em Brasília (DF) para se aperfeiçoar no assunto. Neste período a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga doou uma área verde no Jardim Canaã com cerca de 17 mil metros para iniciar com este projeto. O objetivo da doação é que futuramente possa ser criado um Instituo agroflorestal para às crianças de todas escolas de Ibitinga visitarem. 

   Nesta área verde, a cada três linhas foram cultivadas uma diversidade de culturas nativas e frutíferas como: mangueiras, goiabeiras, eucalipto, bananeiras, jabuticabeiras e entre outras árvores para as crianças se alimentarem.

Vantagens de criar uma Agrofloresta

   Sandra contou que não existe uma receita certa do que cultivar em uma agrofloresta, que existem diversas possibilidade de plantios como árvores nativas, frutíferas, hortaliças e entre outras. A técnica agrícola contou que tudo vai de acordo com o gosto e a necessidade do produtor rural, ou para quem deseja iniciar com esta atividade.

  Além do mais, para os produtores rurais que desejam ingressar neste negócio às principais vantagens do plantio do sistema agroflorestal estão no adubo orgânico, (folhas das próprias árvores cultivas) sem utilizar defensivos agrícolas. 

   Outras vantagens para começar com esta atividade são: Custos de implantação e manutenção reduzidos; Diversificação na produção aumentando a renda familiar, assim como a melhoria na alimentação; Melhoria na estrutura e fertilidade do solo devido à presença de árvores que atuam na ciclagem de nutrientes; Aumento da diversidade de espécies e recuperação de áreas degradadas.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546