Ibitinga, Terça, 23 de Abril de 2024
Sindicato Rural celebra o 'Dia do Feirante'
Data importante para homenagear os feirantes que estão espalhados por todo nosso país
Sindicato Rural celebra o 'Dia do Feirante'

  No dia 25 de agosto (terça-feira) é comemorado o 'Dia do Feirante', uma data para agradecer a esses profissionais muito importantes que movimentam a economia regional e nacional. As feiras livres se tornaram parte fundamental de quase todas as cidades no Brasil, pois são possíveis encontrar produtos frescos, frutas, legumes, verduras ou mesmo objetos para o lar. Em algumas regiões do país, durante esta data, são organizadas feiras e festas especiais em homenagem aos feirantes.

Como surgiu essa data

   Essa data surgiu através da primeira feira livre do Brasil, realizado no ano de 1914, na cidade de São Paulo. Na época, Washington Luís era o prefeito de São Paulo e foi quem oficializou as feiras livres no Brasil, a partir do Ato 625. Os agricultores da época, a maioria deles imigrantes portugueses, não sabiam o que fazer com os produtos que não haviam sido comercializados nos empórios e quitandas. Com o apoio da prefeitura da cidade, conseguiram vender os produtos que sobravam diretamente para os consumidores. 

Feira do Produtor Rural

  A Feira do Produtor Rural surgiu em 2018 através do Sindicato Rural de Ibitinga Com Extensão de Base em Tabatinga em parceria com a FAESP /SENAR-SP.  Neste período foi apresentado aos participantes, noções de organização de equipe, normas e procedimentos, produção, comercialização, gestão, além da construção dos estandes que foram construídos utilizando-se o bambu.

   Essa data também é importante para homenagear esses profissionais que contribuem tanto no nosso município, que trabalham de dia ou noite, no calor ou na chuva para trazer alimentos de qualidade para a nossa mesa. Para a produtora rural, Marisa Moraes, ser feirante é se dedicar com amor, trazer saúde e qualidade de vida para a mesa.

O feirante e produtor rural, Sebastião Pedro Guimarães, disse que tem muito orgulho da sua profissão. “É muito gratificante plantar, colher, lavar, embalar e depois comercializar na feirinha. Fico muito feliz quando vejo as pessoas adquirindo um produto de qualidade que eu fiz”, contou seu Sebastião.

  A produtora Rural e feirante, Edna de Fátima, acredita que essa data serve de incentivo e para fortalecer este segmento. “Nesta profissão enfrentamos alguns desafios, mas não existe nada mais gratificante do que oferecer produtos de qualidade para os consumidores”. A feirante ressaltou que o segredo está na dedicação e no amor a profissão.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546