Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Onça-parda é resgatada de bairro em Cerqueira César
Veterinários e técnicos usaram tranquilizantes para sedar o animal
Onça-parda é resgatada de bairro em Cerqueira César

Uma onça-parda foi resgatada no Parque 9 de Julho, em Cerqueira César (125 quilômetros de Bauru), nesta terça-feira (1). Assustado, o animal tentou entrar em várias casas. Um grupo de pessoas tentou capturar o felino, que tentava fugir a todo custo. Ele foi resgatado com a chegada de uma equipe do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Botucatu.  

   Os veterinários e técnicos usaram tranquilizantes para sedar o animal. Ele foi avaliado no próprio local e, como estava bem de saúde, foi solto em uma mata próxima, assim que voltou da sedação. Trata-se de um macho adulto, muito saudável.

  "É cada vez mais comum sermos chamados para resgatar animais silvestres na região, como a onça-parda, em função da redução de seus habitats", lamenta o residente em veterinária do Cempas, Ricardo Shoiti. "Os animais vêm em busca de alimento e, às vezes, são obrigados a atravessar áreas urbanas para chegar a fragmentos de matas", argumenta.

  A onça-parda não atacou ninguém e não se machucou enquanto esteve pelas ruas da cidade. Via de regra, esse animal não ataca humanos, mas sim animais para se alimentar, a menos que se sinta ameaçado.

  Ao encontrar um animal desse, a orientação é buscar refúgio, não provocar o bicho e chamar ajuda, como os bombeiros, Polícia Ambiental, zoos, Defesa Civil, universidades e centros veterinários.

  Equipes de bombeiros de Avaré e Defesa Civil também estiveram no resgate.

FICHA TÉCNICA

  Comum na região, a onça-parda ou puma concolor, também conhecida no Brasil por suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família felidae e gênero puma, nativo da América. Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita e ao gato-mourisco. 

Nome científico: Puma concolor

Velocidade: 64 a 80 km/h (correndo)

Expectativa de Vida: 8 a 13 anos (na natureza)

Altura: 60 a 90 cm (adulto, até ao ombro)

Peso: macho: 53 a 100 kg (adulto); fêmea: 29 a 64 kg (adulto)

Comprimento: macho: 2,4 m (adulto); fêmea: 2 m (adulto)

 

JcNet

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546