Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Dia do Veterinário celebra contribuição do profissional à Pecuária
Data comemorativa tem o objetivo de reforçar a importância do veterinário no setor rural
Dia do Veterinário celebra contribuição do profissional à Pecuária

  No dia 9 de setembro é celebrado o 'Dia do Veterinário', que são profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais. Essa data foi decretada por Getúlio Vargas em 9 de setembro de 1933, uma oportunidade de lembrar a importância deste profissional, que atua praticamente em conjunto com o produtor rural, sendo em grande parte o responsável pela capacidade produtiva e de exportação de carnes bovinas, suínas e aves brasileiras, por meio da defesa sanitária animal.

  Essa profissão existe desde 4000 a.C., e atualmente exige muito estudo e empenho sendo a formação em medicina veterinária concluída, em média, em cinco anos, além da especialização. 

 O médico veterinário do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, Mauro José Vieira de Figueiredo Neto, atua neste segmento há mais de 20 anos, com especialização em bovinos e reprodução de bovinos.  Também trabalha com animais de grande porte, fazendo inseminação, exames e consultas em geral.  Sua profissão tem uma grande importância para a prevenção de doenças como inspeção de alimento em supermercados, em abatedouros e lojas de rações de animais. 

 Mauro ressaltou que nesta profissão existem diversas possibilidades e diferentes especializações para atuação, entre elas: com animais de pequeno porte em clínicas, pet shops e animais silvestres de zoológicos.  Também tem os profissionais que atuam com fecundação in vitro ou que até mesmo trabalham em pesquisas de células tronco, produção de vacina e fábricas de rações. 

 O Sindicato Rural não poderia deixar de parabenizar a todos os médicos veterinários, em especial ao Mauro que atua em parceria nesta entidade há muitos anos, pela dedicação e profissionalismo com que tratam os animais, consequentemente cuidam da saúde pública, e auxiliam o criador brasileiro a se tornar cada vez mais competitivo no cenário internacional.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546