Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Centro de Especialidades deve iniciar atividades em até 30 dias
Obra inicial era de um Pronto Socorro Infantil, mas foi paralisada. No final de 2018, nova construção começou
Centro de Especialidades deve iniciar atividades em até 30 dias

 Em construção desde 2018, esta fase da obra do Centro de Especialidades deve ficar pronta em até 30 dias, segundo o secretário de Administração da prefeitura, Antônio Carlos Feitosa.

   De acordo com o secretário, o Centro de Especialidades de Ibitinga, que está ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), tem uma previsão para atender a população com a prestação de diagnósticos ambulatoriais em várias especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia, dermatologia, gastrologia, endocrinologia e otorrinolaringologista, entre outras. Além disso, o local terá uma ala infantil (pediatria) e de saúde da mulher (ginecologia e obstetrícia) exclusivas. 

Prédio

  A utilização do espaço para o Centro de Especialidades foi uma sugestão da equipe de medicina social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, responsável pela gestão do hospital das clínicas, do hospital de Américo Brasiliense e de outros serviços de saúde respeitados na região. 

  “A USP entendeu que o atendimento de urgência e emergência infantil pode ser feito na própria UPA, que comporta uma ala específica com essa finalidade. Mas identificou a falta de estrutura e oferta adequadas de consultas médicas ambulatoriais para pediatria e outras especialidades, sugerindo essa utilização aprimorada para o prédio”, disse Feitosa. 

  A prefeitura de Ibitinga possui um convênio com a USP, para e melhoria do atendimento na Saúde.

Atendimento

  De acordo com o secretário da prefeitura, a população receberá encaminhamento para o Centro de Especialidades, conforme for tendo a oportunidade nos atendimentos da UPA e dos Postos de Saúdes nos bairros (UBS – Unidade Base de Saúde).

 “Conforme os atendimentos dos médicos especialistas forem acontecendo no Centro de Especialidades, os atendimentos no Posto de Saúde do Centro vão sendo transferidos para lá. A tendência é essa, até todos os atendimentos de médicos especialistas forem feitos lá”, explicou Feitosa.

Construção

 No início de 2018, o então governador Márcio França firmou em nome do Governo do Estado de São Paulo, um convênio de R$ 800 mil, para a construção do Centro de Especialidades. Do convênio, foi pago uma primeira parcela de R$ 160 mil, e em 2019, o restante do convênio foi cancelado. A partir daí, a Prefeitura retomou a obra e está finalizando com recursos próprios. “É o recurso dos munícipes aplicados em melhorias para toda a população”. 

  Não há uma data específica, divulgada pela prefeitura, para o início do atendimento no Centro de Especialidades. A obra está nitidamente em fase final de construção.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546