Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Ibitinga:Justiça condena estado por suspender transporte para alunos
Ação proposta pelo MP resultou em indenização de R$ 200 mil, que deve ser depositada no Fundo Municipal da Criança
Ibitinga:Justiça condena estado por suspender transporte para alunos

  A Justiça de Ibitinga (SP) condenou o governo de São Paulo a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 200 mil por ter suspendido o transporte escolar para alunos da rede pública estadual da cidade. O caso aconteceu em 2017. 

   O governo já recorreu da decisão na segunda instância estadual para afastar a condenação por danos morais. A Promotoria de Justiça de Ibitinga aguarda o julgamento do recurso no Tribunal de Justiça (TJ-SP). 

   A ação foi proposta pelo Ministério Público com base no fato de que os estudantes afetados precisariam percorrer até dois quilômetros entre a residência e a unidade de ensino. Com a mudança, mais de 500 alunos perderam acesso ao serviço no início do ano letivo de 2017. 

   Segundo a decisão, a indenização deve ser depositada no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ibitinga para ser utilizada na melhoria da educação da cidade. 

   Na ação, além da indenização, o MP pediu que o Estado oferecesse transporte irrestrito para crianças de até 12 anos, do ensino fundamental I, e transporte para crianças e adolescentes dos ensinos fundamental II e médio que tivessem que percorrer distância superior a um quilômetro. 

    Nos casos de alunos que precisassem transitar por vias de tráfego intenso ou locais perigosos por conta do tráfico de drogas, os promotores pediram transporte escolar independentemente da distância a ser percorrida. 

    Durante o processo, a Diretoria Regional de Ensino flexibilizou a interpretação de uma resolução sobre o tema e restabeleceu o acesso ao serviço do transporte escolar a quase todos os alunos afetados. Por isso, a decisão definiu apenas pela indenização por danos morais coletivos.

 

Fonte: G1/TV TEM

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546