Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Estação de Tratamento de Esgoto completa um ano de funcionamento
Estação tem capacidade para retirar 500 metros cúbicos dejetos por hora; o equivalente a 500 caixas de água de mil litros
Estação de Tratamento de Esgoto completa um ano de funcionamento

  A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ibitinga foi inaugurada no dia 18 de setembro de 2019. Na ocasião, o então governador do Estado e São Paulo, Cauê Macris, que estava de forma interina naquela época, esteve presente em Ibitinga para a cerimônia de inauguração.

  A Obra, realizada às margens da rodovia Deputado Dr. Victor Maida (SP-331), pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), contou com o investimento de R$ 29,3 milhões, segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado.

  Além do governador interino, estiveram presentes o atual Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, o ex-deputado Pedro Tobias e o deputado Itamar Borges. Ainda prestigiaram o evento, os ex-prefeitos Yashieo Sato, Florisvaldo Fiorentino e Marco Fonseca. A atual prefeita, Cristina Arantes, discursou e parabenizou o estado pelo investimento em prol do município. 

ETE 

 A ETE possui capacidade para retirar até 114 toneladas de carga orgânica doméstica lançada no córrego Ribeirão Jacaré Guaçu. O saneamento contribui para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Tietê. 

  De acordo com o engenheiro do SAAE, João Pimentel, a obra tem a capacidade de retirar 500 metros cúbicos dejetos por hora, o equivalente a 500 caixas de água de mil litros. Inicialmente a estação começou operando recebendo 250 metros cúbicos de dejetos. 

  A ETE opera com um conjunto de reatores anaeróbios, filtros biológicos e decantadores. Este processo de tratamento simplifica a implantação e a operação do equipamento, além de apresentar custos reduzidos e ocupar uma pequena área de intervenção. A baixa produção de lodos e a eficiência são compatíveis com a legislação ambiental.

  O conjunto de obras também inclui 6 coletores-tronco com 9,7 km de ex-tensão; 02 estações elevatórias; 1,5 km de linhas de recalque; 1,35 km de emissários de esgoto bruto; e 2,6 km de emissário de esgoto tratado.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546