Ibitinga, Segunda, 19 de Outubro de 2020
Pantaninho e áreas próximas do rio Jacaré sofrem com queimadas
Esforços para combater o incêndio que começou na quinta-feira (01), e está ativo, envolveram bombeiros, produtores e usinas
Pantaninho e áreas próximas do rio Jacaré sofrem com queimadas
fotos: Redes Sociais / Divulgação

  A área do Pantaninho, que fica nos limites dos municípios de Ibitinga, Bariri e Itaju, está sofrendo com as queimadas. Um incêndio começou na última quinta-feira (01), e ontem já estava atingindo  a área do banhado do Pantaninho.

   O fogo devastou grande área de vegetação de Área de Preservação, e acabou chegando ao lado do rio, que fica no município de Itaju, próximas a região do rio Jacaré Pepira.

  Mesmo com grande esforço das brigadas de incêndios das Usinas da região e do efetivo do Corpo de Bombeiros de Bariri, o fogo ainda estava assolando a região do Pantaninho. 

  “O local é de difícil acesso. O combate agora é só aéreo”, explicou o produtor rural e vice-prefeito, Frauzo Ruiz Sanchez, que esteve no local, todos os dias.

   Maneiras de acionar equipes de combates de incêndio aéreo foram sendo solicitadas, para conter as chamas na sexta-feira. Na manhã de sábado, os primeiros aviões do Clube de Aviação de Ibitinga começaram os combates das chamas pelo ar, com a ajuda de esforços  conjuntos entre as Usinas da região, Bombeiros, produtores rurais, que disponibilizaram equipamentos e recursos para o combate.

   A ação do vento contribuiu para o avanço das chamas.

   Deste sábado o combate das chamas está sendo aéreo. Nesta segunda-feira (05), o combate está sendo por ar e também por terra.

  Nesta segunda-feira,  na área do Pantaninho,  as chamas foram controladas nas áreas pertencentes aos municípios de Itaju e Bariri. Focos de incêndios ainda estão do lado no município de Ibitinga.   

  Policiais da PM Ambiental e da Polícia Científica estiveram no local para averiguar a situação. Profissionais ligados a Secretaria Estadual do Meio Ambiente também percorreram os locais destruídos pela ação do incêndio.

  Ainda não foi divulgado o tamanho da área destruída.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2020 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546