Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Risco de acidentes elétricos em áreas rurais é tema de alerta
Planejamento e atenção na execução das atividades agrícolas podem evitar choques e salvar vidas no campo
Risco de acidentes elétricos em áreas rurais é tema de alerta

    O agronegócio emprega milhares de pessoas e envolve o uso de grandes máquinas na produção de laranja, milho, arroz, cana-de-açúcar, entre outras culturas. É justamente pela importância desta atividade econômica que a distribuidora de energia CPFL Paulista compartilha dicas e alertas para que os trabalhos no campo sejam realizados com segurança, evitando acidentes com a rede elétrica.

   “Com a modernização do sistema de colheita, visando o aumento da produtividade, as máquinas estão maiores, e acabam tocando a rede ou os equipamentos que a sustentam. Por isso, é importante planejar todo o trabalho antes e fazer o reconhecimento do local, determinando tamanho das máquinas agrícolas e as distâncias seguras da rede elétrica”, explicou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes, para o serviço de assessoria de imprensa da CPFL.

   Um levantamento realizado pela Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Paulista mostra a importância deste tema. Entre 2018 e 2019, a concessionária registrou três acidentes leves e outros quatro fatais envolvendo a execução de atividades agrícolas. Em um desses casos, na cidade de Valparaíso (SP), o agricultor efetuava a medição de uma curva de nível, quando tocou com sua régua metálica na rede elétrica, recebeu uma descarga e não resistiu. No primeiro semestre de 2020, a companhia não registrou nenhum acidente do tipo.

  Os dados mais recentes do anuário da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade, mostram uma redução no número de mortes causadas por descargas elétricas recebidas durante trabalho no campo no país. Foram 25 registros em 2019 contra 30 no ano anterior.

  Estes acidentes poderiam ser evitados se houvesse mais atenção e um planejamento mais adequado na realização das atividades agrícolas. As dimensões das máquinas usadas na colheita aumentam o risco de um contato acidental com os fios de energia.

  Os períodos mais críticos são o da colheita e da preparação do solo, quando são utilizadas máquinas de grande porte e são feitas as queimadas. Nessas épocas, os agricultores devem redobrar os cuidados com as redes de energia, planejando as atividades previamente para evitar os acidentes. 

   Em caso de acidente com a rede elétrica, o ideal é o contato imediatamente com os órgãos de emergência ligando para o número 192.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546