Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Ibitinga: Justiça Eleitoral não recebeu o registro pesquisa
Segundo lei do Tribunal Superior Eleitoral, obrigatoriamente só é permitida a divulgação de pesquisas registradas na Justiça
Ibitinga: Justiça Eleitoral não recebeu o registro pesquisa

  Desde o início deste ano, até a última quinta-feira 22, não houve nenhum registro de pesquisas eleitorais realizadas em Ibitinga, na Justiça Eleitoral. 

  Relativamente, a falta de registro, não significa, por exemplo, que os partidos políticos dos três candidatos que concorrem à vaga de chefe do Executivo, em Ibitinga, não tenham essas pesquisas sendo realizadas ao longo deste ano.

  Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2020 ou a candidatos, para conhecimento público, devem registrar, junto à Justiça Eleitoral, as informações constantes no art. 33 da Lei no 9.504/ 1997, a partir do dia 1º de janeiro e até cinco dias antes da divulgação de cada resultado, conforme disciplinamento da Resolução TSE nº 23.600, de 12/12/2019.

  O registro das pesquisas é procedimento estritamente eletrônico, realizado via Internet e a qualquer tempo, independentemente do horário de funcionamento das secretarias dos tribunais eleitorais. As informações e os dados registrados no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado pelo prazo de 30 dias.

  A Justiça Eleitoral ainda divulgou em seu site, que não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas.

Boca a boca

  Simpatizantes e correligionários de dois, dos três grupos que concorrem as eleições municipais de 2020, sinalizaram que 'pesquisas' revelam que já venceriam, com grande margem de vantagem, as eleições. Ocorre, que, se os dois grupos venceriam as eleições, algo em algumas dessas 'pesquisas' não informadas no TSE, estão com erro. Segundo a legislação atual, só é válida para efeito de divulgação, as eleições registradas na Justiça Eleitoral.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546