Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Piracema começou dia 1º e segue até 28 de fevereiro
O período da Piracema é fundamental para a perpetuação da vida dos peixes. PM possui canal de denúncias para pesca irregular
Piracema começou dia 1º e segue até 28 de fevereiro
Foto: Ilustração / Internet

  No último dia 1º, começou o período da Piracema, que compreende até o dia 28 de fevereiro de 2021. A Piracema é o período de reprodução dos peixes, que se deslocam até as nascentes dos rios ou até regiões rasas dos rios para desovar. 

  Segundo dados da Polícia Ambiental do estado, o período da Piracema é fundamental para a perpetuação da vida dos peixes de nossa região, de forma que a fauna ictiológica esteja sempre presente em nossos rios. 

  Neste período, a Polícia Militar Ambiental faz um policiamento mais focado nesta proteção aos peixes, trabalhando intensamente nos rios com patrulhamentos náuticos e ainda com patrulhamentos terrestres em vários pontos com frequências de pescadores e também em áreas de veraneio. 

 O cidadão pode sanar quaisquer dúvidas sobre quais são as restrições de pesca neste período, acessando pelo site do IBAMA, e consultando a Instrução Normativa IBAMA Nº 25/2009, que trata de estabelecer normas de pesca para o período de proteção à reprodução natural dos peixes, anualmente, de 1° de novembro a 28 de fevereiro, na bacia hidrográfica do rio Paraná. Nela estão previstas todas as proibições e restrições no período da piracema.

Denúncias

  Para denuncias, a população pode telefonar para o Disque Denúncia: 181, ou para a base da PM Ambiental de Ibitinga (16) 3342-4221.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546