Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Produtor Rural cultiva plantas exóticas e nativas há 13 anos
O objetivo do seu trabalho é realizar um resgate cultural e de resistência cultural
Produtor Rural cultiva plantas exóticas e nativas há 13 anos

  Há 13 anos, o produtor rural Reginaldo Fernandes de Melo, produz mais de 100 espécies de plantas nativas e exóticas. Além de contribuir para a preservação desses plantios raros, tem sido um ótimo negócio para ele. O produtor contou que seu trabalho é de resgate cultural, resistência cultural e que além de tudo, produz cultivos para o Brasil todo. O produtor rural é pioneiro por produzir algumas plantas raras.

   Reginaldo cultiva diversas plantas medicinais e também com finalidades religiosas. Um dos cultivos que mais se destacam e tem uma grande procura é a negramina, muito utilizada em banho de folhas medicinais e indicado para tratar sinusite e enxaqueca.

   Outro plantio que se destaca é o jambu que ajuda a aliviar algumas dores, graças ao seu efeito analgésico. Além disso, ele também é um diurético, laxante, antifúngico, antiviral, afrodisíaco e com outros benefícios.

  Reginaldo também cultiva jurema preta, muito utilizada para queimadura de segundo grau e na cicatrização de feridas traumáticas superficiais e também produz a jurema branca, que devido a madeira, de pequenas dimensões, é indicada apenas para pequenas construções, estacas, lenha e carvão.

  Outra cultura diversificada em sua propriedade é a cola acuminata, muito utilizada na forma de xaropes, em bebidas e refrigerantes, é obtida do pó da noz desta árvore. Além dessas plantas, Reginaldo também cultiva: mognos africanos, figueira africana, dandá, espinafre japonês, erva da eternidade, akoko, ervas diversificadas e entre outras.

Sua História

  O produtor contou que a ideia de atuar neste segmento surgiu através das tradições antigas de seus avós que produziam ervas cidreiras e chapéu de couro no dia a dia. “Meus avós utilizavam muito com finalidade medicinais e através disso me surgiu o interesse desse tipo de plantio”.

   Reginaldo contou que com seus 18 anos, ingressou em uma religião africana e isso o motivou mais ainda a investir neste segmento.

Mercado

  Reginaldo contou que suas vendas são feitas por redes sociais (facebook, instagram, blogue e whatsapp) e também através indicações de amigos. O produtor tem uma demanda muito positiva e um bom retorno financeiro. Além disso, entrega para o Brasil todo.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546