Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Operação do Gaeco combate lavagem de dinheiro de jogo do bicho
Investigação tem como alvo três organizações criminosas que estariam ligadas a famílias de Ibitinga, Bauru e Marília
Operação do Gaeco combate lavagem de dinheiro de jogo do bicho
Foto: Redes sociais / Reprodução

 O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Bauru (SP) deflagou na última quarta-feira (25) uma operação de combate à lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho na região centro-oeste paulista. 

   Após 04 anos de investigações, os alvos foram organizações criminosas que estariam ligadas a famílias de Marília e Ibitinga. Denominada Sunset, a operação foi deflagrada pelos promotores e servidores, que com o apoio da Polícia Militar, cumpriram mandados de buscas em diversos endereços das cidades de Marília, Ibitinga, Borborema e Dom Aquino (MT).  Em Ibitinga, ao menos cinco veículos de um mesmo proprietário foram apreendidos, sendo três deles considerados de alto valor: uma Land Rover, uma Amarok e um Jetta. Uma grande quantia em dinheiro também foi recolhida e valores em contas bancárias bloqueados.

   Segundo a investigação do Ministério Público, as organizações criminosas promovem a lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho realizado em dezenas de cidades do Centro-Oeste do estado de São Paulo, além de outros estados. 

   O crime ocorreria em dezenas de cidades, entre elas: Bauru, Marília, Ibitinga, Agudos, Borborema, Duartina, Piratininga, Lins, Guarapuava, Itajobi, Itápolis, Piracicaba, Ribeirão Preto, Guarulhos, Matão, Pompeia, Ribeirão do Sul, Tupã, Taquaritinga, Jaboticabal, Paraguaçu Paulista, Pereira Barreto, Teodoro Sampaio, Itaporanga, Maringá. 

Investigações

   Segundo as investigações, o primeiro grupo, liderado por uma família com negócios em Ibitinga e Bauru, promove a lavagem de dinheiro por meio de produções rurais dissimuladas, situadas nos estados de São Paulo e Mato Grosso, movimentando milhões de reais provenientes do jogo do bicho. 

mandados de busca foram cumpridos no Centro e no bairro Vale Verde, em imóveis residenciais e empresas da família investigada. A suspeita é de que, juntos, eles atuariam no gerenciamento financeiro de uma organização criminosa voltada ao jogo do bicho na região. "O pai faleceu e teria passado o negócio para os 2 filhos que, juntos com as esposas e uma sogra, são suspeitos de dominarem praças de jogos em Bauru, região e até fora do Estado", cita o promotor do Gaeco, que pediu para não ser identificado por questões de segurança.

  Em Bauru, o grupo seria responsável por cerca de 50 pontos de jogos do bicho, promovidos principalmente em bares e imóveis de fachada residencial. Os bairros em que os mandados de busca foram cumpridos em Bauru, cidade onde a família também possuiria casas e empresa, não foram revelados pelo Gaeco, porque a operação não havia sido finalizada até o fechamento desta edição. 

   Já o segundo grupo, liderado por uma das famílias de Marília, mantém diversas empresas com operações dissimuladas, além de propriedades rurais e holding patrimonial, por meio das quais promovem a lavagem de vultosa quantia proveniente do jogo do bicho.

   Por fim, o terceiro grupo, liderado por outra família de Marília, promove a lavagem de dinheiro por meio de holding patrimonial que, ao longo dos anos, formou patrimônio imobiliário expressivo. 

  O cumprimento dos mandados da operação que recebeu o nome de "Sunset" tem o apoio da Polícia Militar.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546