A CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) determinou a suspensão da queima da palha da cana-de-açúcar em 40 municípios da região, em qualquer horário do dia. A determinação baseia-se na resolução nº 22 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) e é adotada sempre que a umidade alcança níveis inferiores a 20%.
A determinação ocorreu com o objetivo, além de proteger o meio ambiente, é reduzir os riscos à saúde da população devido aos prejuízos que a baixa umidade pode provocar à saúde humana, principalmente para os idosos e crianças.
De acordo com a determinação divulgada no site da Cetesb no dia 5, e mantida no decorrer da semana, os municípios da nossa região (Itápolis, Borborema, Iacanca, Taba-tinga, Taquaritinga, Américo Brasiliense, Novo Horizonte, entre outros) não poderão realizar as queimadas na palha da cana. Quem for flagrado descumprindo a legislação estará sujeito a multa. As denúncias podem ser feitas à agência da Cetesb em Bauru pelo telefone (14) 3203-2058 ou por meio do Disque Meio Ambiente, que é o 0800-113560.
Focos de Queimadas
Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) 174 queimadas ocorreram em todo o estado somente no último dia 8.
Entre o dia 1º até o dia 7, o acumulado do mês chegou 315 focos e o acumulado do ano chegou a 2426 focos.