Ibitinga, Domingo, 28 de Abril de 2024
População pode denunciar pesca irregular na época de Piracema
Cidadão pode ligar no Disque Denúncia (181) ou na base da PM Ambiental de Ibitinga
População pode denunciar pesca irregular na época de Piracema
Foto da internet / Ilustração

  No dia 1º de novembro de 2020, começou o período da Piracema, que compreende até o dia 28 de fevereiro de 2021. A Piracema é o período de reprodução dos peixes, que se deslocam até as nascentes dos rios ou até regiões rasas dos rios para desovar. 

  Segundo dados da Polícia Ambiental do estado, o período da Piracema é fundamental para a perpetuação da vida dos peixes de nossa região, de forma que a fauna ictiológica esteja sempre presente em nossos rios. 

  Neste período, a Polícia Militar Ambiental faz um policiamento mais focado nesta proteção aos peixes, trabalhando intensamente nos rios com patrulhamentos náuticos e ainda com patrulhamentos terrestres em vários pontos com frequências de pescadores e também em áreas de veraneio. 

 O cidadão pode sanar quaisquer dúvidas sobre quais são as restrições de pesca neste período, acessando pelo site do IBAMA, e consultando a Instrução Normativa IBAMA Nº 25/2009, que trata de estabelecer normas de pesca para o período de proteção à reprodução natural dos peixes, anualmente, de 1° de novembro a 28 de fevereiro, na bacia hidrográfica do rio Paraná. Nela estão previstas todas as proibições e restrições no período da piracema.

Denúncias

 Para denuncias, a população pode telefonar para o Disque Denúncia: 181, ou para a base da PM Ambiental de Ibitinga (16) 3342-4221.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546