Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
A importância da capacitação no meio rural
Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga oferece inúmeras oportunidades todos os anos em prol do homem do Campo
A importância da capacitação no meio rural

 O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva informa que a qualificação de profissionais no ramo rural está entre os objetivos primordiais da entidade. Com o avanço tecnológico, a especialização é necessária para que as pessoas consigam permanecer no mercado de trabalho.

 Há várias décadas o Sindicato Rural segue em parceria com SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo). Nos últimos três anos (2018-2020), a entidade já qualificou mais de 900 pessoas e realizou mais de 100 ações e atividades de formação profissional rural e promoção social. Só no ano de 2019 ultrapassou a faixa de 32 cursos e 290 alunos.

 Diante dos números de pessoas beneficiadas, o Sindicato Rural tem orgulho da sua missão e contribuição ao homem do campo. Para Rosilene de Fátima da Silva (conhecida como Rosi), coordenadora do Senar-SP de Ibitinga e Tabatinga, o caminho da educação é garantia de sucesso. “Sabemos que a velocidade do avanço tecnológico é um fator que pode prejudicar aqueles que não se qualificarem, então manter o homem do campo cada vez mais próximo dessa realidade é o principal objetivo da parceria que temos com o Senar-SP. É através dos treinamentos oferecidos que contribuímos para produção de alimentos seguros, bioenergia, relação de trabalho e renda no campo, preservação e geração dos recursos naturais, aplicação de tecnologias no meio rural, inclusão social, responsabilidade sócio ambiental e o exercício da cidadania. Portanto, todos os programas têm papel fundamental no desenvolvimento econômico e social no campo”, finaliza Rose, instrutora do SE-NAR-SP.

  Integrado ao sistema FAESP, o Senar já qualificou mais de 4 milhões de pessoas (1993-2018). As ações e atividades institucionais são realizadas de forma teórica atrelada a prática preferencialmente no espaço rural, nos locais de trabalho, de vivência do produtor, do trabalhador rural e familiares. Mas, para que tudo isso seja possível, o SENAR-SP conta com a colaboração dos inúmeros instrutores que atuam na missão de melhorar o dia a dia do agronegócio. Por isso, preza por profissionais qualificados e com planejamento para atender as diversas exigências do mundo rural. 

   De acordo com Celso Nogueira, instrutor do SENAR-SP, a qualificação profissional é um requisito indispensável e deve fazer parte da vida do homem do campo. “O Senar-SP está sempre preocupado em proporcionar cursos atualizados para a capacitação do homem do campo. É de suma importância que os profissionais se qualifiquem para que eles possam executar suas atividades com maior clareza, precisão e segurança. Existem diversos cursos disponibilizados pelo Senar-SP e muitos deles trazem a qualidade necessária que o participante precisa, tanto na questão de conservação de equipamentos quanto na aplicação de insumos, ou seja, os participantes aprendem a executar suas atividades diárias da forma mais correta possível. Acredito que o interesse dos proprietários na capacitação profissional é primordial para que eles tenham um melhor custo de produção e melhor produtividade da sua lavoura” finaliza Celso.

 Para Juliana Thaís de Azevedo Reame, as oportunidades que o Sindicato Rural oferece através da parceria com o Senar-SP só tem pontos positivos. “Como participante dos cursos e professora de formação posso afirmar que todo investimento em educação é válido. Os cursos e programas ofertados são sempre completos e organizados. Primeiro passamos pela teoria e em seguida pela prática, esse método de aprendizagem é ideal para suprir as lacunas da falta do conhecimento. Além disso, os professores possuem um alto grau de competência e nos transmitem segurança. Aprendi muitas técnicas que levo para vida. Já fiz inúmeros cursos que contribuíram na minha renda mensal e outros que me ajudaram aprimorar minhas técnicas culinárias trazendo mais saúde e qualidade de vida. Com certeza quem busca a capacitação através dos cursos do Senar tem capacidade de montar seu próprio negócio e melhorar sua vida”, conclui Juliana. 

   Jairo Giansante destaca sobre a importância de aprimorar o conhecimento através de cursos e programas. “Todos os cursos que fiz até hoje no sindicato rural agregaram muito na minha vida, pois o conhecimento aprendido uso diariamente nos meus projetos e pequenos serviços que realizo. Costumo fazer cursos voltados para elétrica, hidráulica, jardinagem, entre outros. Parabenizo a todos os responsáveis e envolvidos. É notório a preocupação com cada participante. Os cursos oferecidos são sempre ministrados por instrutores com alto grau de conhecimento e propriedade no que transmitem, por isso tudo o que aprendemos é sempre com qualidade”, diz Jairo.

  O agronegócio é um setor fundamental para a economia do país, representando cerca de 21% do PIB brasileiro. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, a capacitação profissional é um requisito para que o homem do campo adquira habilidade necessária e consiga atuar com excelência.         

 Sandra Regina Diniz, técnica agrícola com especialidade em Agro Floresta e atuante em Horta Pedagógica, acredita que toda aprendizagem é rentável e deve ser aplicado no dia a dia. “As ações e atividades institucionais proporcionadas pelo sindicato rural em parceria com o Senar-SP são voltados para que tenhamos uma melhora significativa em vários sentidos, cada um de acordo com a necessidade que busca. Já fiz mais de 30 cursos e atualmente participo da Feira do Produtor. A agricultura é a fonte que ajuda o país inteiro a girar, produzir e crescer. Nesse sentido, é preciso uma boa qualificação para podermos aproveitar com excelência do que produzimos no campo. Cada curso ministrado é uma experiência gratificante que devemos realmente aplicar na nossa rotina e colher os resultados”, finaliza Sandra. 

  Maria de Fátima Caetano, instrutora do Senar-SP desde 1997, ressalta que o Senar-SP tem papel importante na profissionalização rural. “O sindicato rural junto com o Senar-SP oferece diversos treinamentos durante o ano todo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida não só dos produtores rurais como também de seus familiares e colabora-dores. Os projetos que ministro são voltados a promoção social e faz com que o participante aprenda como usar sua produção e seu excedente para o processamento. Fazemos doces, linguiças, pães, etc. Lembrando que toda a produção é feita sempre priorizando noções de higiene, qualidade dos alimentos e valores nutricionais. O Senar tem um papel fundamental na vida das pessoas, pois ele traz sempre atividades práticas e apropriadas para cada realidade. É muito gratificante trabalhar com o Senar porque ao final de cada treinamento é possível observar a satisfação dos participantes ao verem que com sua própria produção pode ser transformada em produtos de qualidade de forma totalmente acessível”, conclui Maria de Fátima.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546