Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
“Turismo Rural” beneficia produtores através do resgate de tradições
Palestra de sensibilização acontecerá no Sindicato Rural e o programa terá início em março
“Turismo Rural” beneficia produtores através do resgate de tradições

Sensibilização

  O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com Sistema FAESP/SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) informa que no dia 23 de fevereiro acontecerá na sede do sindicato rural a palestra de Sensibilização do Programa “Turismo Rural”. 

  O objetivo do evento é sensibilizar os interessados quanto ao desenvolvimento do Programa do Turismo Rural. Durante a sensibilização a instrutora “Ângela Barbieri Nigro” irá apresentar o programa e esclarecer todas as dúvidas sobre os módulos que contém o curso. O curso terá início no mês de março e será ministrado na sede do sindicato rural em Ibitinga. 

  Os interessados em participar da sensibilização do programa “Turismo Rural” neste ano, devem procurar a sede do sindicato localizado na rua Antônio G.B. de Paula, 149 – centro ou pelo telefone (16) 3342-2435 (falar com Rose). Lembrando que a sensibilização acontecerá no dia 23 de fevereiro às 17 horas no Sindicato Rural de Ibitinga. 

Programa Turismo Rural

  Atualmente, é notório a crescente busca as áreas rurais para momentos de lazer. Isso porque, cada vez mais, os moradores urbanos sentem uma necessidade de reencontro com suas raízes, de conviver com a natureza e com a simplicidade da vida do interior. O que favorece a prática do Turismo em áreas rurais.

  Para Ângela Barbieri Nigro, turismóloga com especialização em gastronomia e instrutora do Sistema FAESP / SENAR-SP há 16 anos, ministrar o Programa do Turismo Rural é uma realização pessoal. “Tenho que dizer que sou apaixonada pelo Turismo Rural e é um privilégio apresentar o programa que é referência no Estado de São Paulo em capacitar produtores rurais despertando e desenvolvendo seus talentos, habilidades e potenciais turísticos. Diante dos vários casos de sucesso pós capacitação e aliado ao potencial turístico do produtor rural, acre-dito que as oportunidades no Turismo Rural em Ibitinga e região continuaram sendo destaque”, enfatiza Ângela.

  O turismo rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. A pratica tem conquistado destaque por inúmeros benefícios como: diversificação da economia regional, pelo estabelecimento de micro e pequenos negócios; melhoria das condições de vida das famílias rurais; diminuição do êxodo rural; promoção de intercâmbio cultural; geração de novas oportunidades de trabalho; melhoria da infraestrutura das propriedades, comunicação e saneamento; integração do campo com a cidade; valorização das práticas rurais, tanto sociais quanto de trabalho e o resgate da autoestima do campesino.

Expansão do programa “Turismo Rural” em Ibitinga e Região

Distrito de Cambaratiba 

  Em Cambaratiba, distrito do município de Ibitinga, já foram realizados 2 programas no Distrito de Cambaratiba (2012 e 2013). Durante a programação foram enfatizadas oportunidades de empreendimentos da região. Para isso, os participantes fizeram um levantamento das potencialidades do município para a realização dos projetos que ocorreram na época. 

  Segundo Celina Adegas Marta Henrique Adegas, funcionária pública e Coordenadora do Distrito de Cambaratiba, existem riquezas naturais que devem ser enfatizadas. “Tudo começa pelo conhecimento que adquirimos através do curso do Turismo Rural. O programa é muito abrangente e nos proporciona uma bagagem mais que suficiente para aqueles que desejam trabalhar no turismo rural. Às vezes, a pessoa tem uma propriedade rica de recursos naturais, mas não possui o conhecimento necessário para empreender. Em Cambaratiba, há muita história para ser resgatada” conclui Celina. 

Fazenda Voltinha 

  Fazenda Voltinha teve seu início no século passado, em meados de 1915 e permanece na mesma família até hoje, passando por sua 4ª geração. Atualmente, existem várias atrações que são exploradas por turistas como: trilha do macaco, árvores centenárias, aves e animais silvestres e o Rio Ribeirão dos Porcos. Além disso, a sede da fazenda possui mobílias totalmente restauradas que demonstra como era a vida do século passado. Já no museu, os visitantes podem apreciar um museu temático. As salas intituladas de origens culturais, encantam pela originalidade de cada resgate. Durante a realização dos programas do “Turismo Rural” ministrados em Ibitinga, a Fazenda Voltinha, foi destaque em resgatar suas tradições e apresentar o turismo para o município e toda região.

 Eduardo Rossi da Silva, produtor rural e proprietário da Fazenda Voltinha, realizou o curso em sua primeira edição no ano de 2009 e aponta os benefícios do programa. “O curso do turismo rural foi o ponto inicial para que eu pudesse desenvolver o meu projeto da forma mais correta e legalizada possível. O turismo rural é uma área atraente por sua diversidade. Existem inúmeros trabalhos interessantes que envolvem o ramo e podem ser desenvolvidos. O nosso projeto mais atual é a fotografia de espécies de animais, principalmente as aves. Todos os dias conhecemos espécie novas de aves e isso surpreende os visitantes que frequentam a fazenda. Também aprimoramos e estendemos as atividades como: camping, passeio de boia cross, cafés das manhãs típicos, entre outros. O turismo também envolve um trabalho muito benéfico de conscientização e cuidado com a natureza e os recursos que ela nos proporciona”, finaliza Eduardo.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546