Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Ciência:Projeto da Escola Josepha é finalista da Feira de Brasileira
Alunos criaram um aplicativo que ajuda idosos com as atividades cotidianas e nos processos cognitivos
Ciência:Projeto da Escola Josepha é finalista da Feira de Brasileira

  Um projeto realizado por alunos de Ibitinga, está entre os 90 projetos do estado de São Paulo que são finalistas da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), de 2021, e entre 354 projetos de todo o país. Dois alunos criaram um aplicativo, que estimula a memória dos idosos. Uma votação popular na internet irá revelar o prêmio de votação popular (neste site: https://febrace.org.br/virtual/2021/BIO/42/).

  O projeto dos alunos ibitinguenses, idealizado para pessoas da terceira idade, recebeu o título de “Tecnologias como aliadas na estimulação cognitiva de Idosos”. O projeto foi criado pelas mãos de Luiz Felipe Delesposti de Oliveira e Kauã Diogo Martins. Recebeu a orientação da professoras Luciana Serafina Lourenço (Orientadora) e Denise Aparecida Chiconato (Coorientadora).

 “Neste tempo de distanciamento social, vários problemas são agravados na sociedade, e principalmente nos idosos, então nós pensamos, como nós podemos aliar a tecnologia, que é tão usada na sociedade de hoje, com a estimulação cognitiva desses idosos?”, explicou o aluno Luiz Felipe, em um vídeo que apresenta o projeto para a população e está circulando nas redes sociais. “Nosso objetivo é focar na nossa geração, com a geração desse idosos”, comentou.

 A dupla fez um aplicativo, que auxilia os idosos a lembrarem das atividades do cotidiano. “Fizemos uma parceria com a USP (Universidade de São Paulo)”, explicou Kauã, por meio da Jaqueline Viana – aluna de Gerontologia da USP e ex aluna das professoras envolvidas, e da Beatriz Gutierrez, professora da USP. Os alunos tiveram reunião semanais com idosos, que participaram do projeto e se engajaram, o que os ajudou a identificarem as demandas e as necessidades dos idosos. Com os dados, a dupla criou o aplicativo que é uma ferramenta que estimula o usuário a lembrar tarefas, o que pode ser útil em processos cognitivos.

Finalista

   Os alunos da Escola Estadual Profª Josepha Maria de Oliveira Bersano, conquistaram uma vaga na final ente 354 projetos finalistas em exposição na plataforma virtual, onde podem ser visitados. Os projetos foram desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o país. No total, foram cerca de 1.250 projetos inscritos, submetidos por mais de 4 mil estudantes. Os projetos finalistas serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação será no dia 27 de março, com transmissão pelo Youtube.

Sobre a FEBRACE:

  Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSITEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546