Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
PM Ambiental resgata Jaboti no Jd. São Benedito após denúncia
PMs averiguaram denúncia e aplicadaram multa de R$ 500. Espécie está ameaçada de extinção
PM Ambiental resgata Jaboti no Jd. São Benedito após denúncia

   No último dia 14 de março, a Polícia Militar Ambiental, atendendo a uma denúncia sobre animal silvestre vivendo em cativeiro, se deslocou até o bairro São Benedito, no município de Ibitinga, para averiguar a veracidade do teor do relato.

   No local os policiais foram recebidos pelo Sr. G. D. L. J. e durante a realização da vistoria, foi encontrado 01 (um) animal da fauna silvestre nativa conhecido como 'Jaboti-tinga' (Chelonoidis denticulata), sendo o animal mantido em cativeiro, sem nenhum tipo de autorização.

  Diante dos fatos, foi elaborado em desfavor do morador do imóvel, um Auto de Infração Ambiental, com multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

  O jaboti foi apreendido e liberado em seu habitat natural.

Jaboti-tinga

   Em média um jabuti-tinga pode viver 80 anos, podendo chegar até 100 anos.

   Pelo fato de terem uma coloração muito brilhante, os jabutis-tingas são capturadas para o tráfico de animais e isso fez com que ele entrasse para a lista de extinção. Atualmente, é proibido possuir um jabuti-tinga como qualquer outro animal silvestre sem a autorização do IBAMA pois muitos animais, que são capturados para o tráfico, muitas vezes, acabam morrendo no caminho, antes de chegarem nas lojas, para serem vendidos como animais de estimação. Além do tráfico de animais, o jabuti-tinga está sofrendo com o desmatamento de seu habitat: a floresta.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546