A atualização do Censo Demográfico foi cancelada. Depois de adiar a realização no ano passado em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) programou o início da coleta de dados para agosto e, para isso, reabriu o concurso público para o preenchimento de mais de 200 mil vagas temporárias. No último dia 18 de março, publicou dois editais, abrindo vagas para mais de 204 mil oportunidades. No entanto, após o corte de cerca de 96% no orçamento, confirmado no final de março, o órgão anunciou a suspensão do processo seletivo.
Em Ibitinga o IBGE chegou a oferecer 60 vagas, e para Borborema, 18 vagas.
Em comunicado publicado na manhã desta terça-feira (06), o IBGE argumenta que o corte de recursos proposto pelo Governo Federal e aprovado pelo Congresso Nacional na votação do Orçamento 2021, inviabiliza a realização do Censo Demográfico. O recenseamento, que visa apresentar um panorama completo da realidade atual do país, permitindo o desenvolvimento de políticas públicas condizentes com a particularidade de cada município, iria contratar 204.307 pessoas para os cargos de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador (181.898).
“Conforme divulgado no dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico. Diante desse cenário, o IBGE comunica que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados para os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor (edital 01/2021) e recenseador (edital 02/2021) não serão realizadas nas datas previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente”.