A Polícia Civil de Ibitinga registra por mês uma média de 60 a 80 boletins de ocorrência devido à perda de documentos. Apenas em dezembro do ano passado foram feitas 335 ocorrências por perda de documentos.
Por esse motivo, a Polícia Civil orienta as pessoas para que não saiam de casa portando todos os documentos, seja na carteira ou bolsa. O responsável pela Delegacia da Mulher, delegado Dr. Márcio Moretto disse que a recomendação da polícia é que a pessoa não esteja com todos os documentos no dia a dia, já que não há necessidade.
Ainda de acordo com o delegado, é necessário apenas levar a Carteira de Identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação. Moretto falou também sobre o armazenamento dos documentos. “Há muitos casos de pessoas que guardam mal os documentos e perdem dentro de casa, porém uma vez registrada a ocorrência pela perda dos documentos, não há como retornar no dia seguinte para comunicar que achou os documentos, pois já foi dada baixa no documento e a pessoa terá que esperar a chegada de outro.”
Segundo Agnaldo Gonçalves de Matos, Chefe dos Escrivães de Polícia de Ibitinga, quase 20% das ocorrências registradas são por perda de documentos. “Para nós, que trabalhamos na delegacia, a maior dificuldade é que apenas 5% são encontrados e devolvidos, além disso, o trabalho da polícia é frequentemente interrompido para o registro desse tipo de ocorrência, quando pode haver outras mais graves”.
A respeito das conseqüências que as pessoas sofrem ao perder vários documentos, Agnaldo diz que os principais problemas são o gasto de tempo e dinheiro, além da espera. “Um outro ponto grave, é que o cidadão desonesto poderá ter em mãos todos os documentos para abrir uma firma, efetuar uma compra, abrir uma conta bancária ou fazer um empréstimo. Enfim, poderá praticar vários ilícitos em nome de quem perdeu os documentos. Pode ocorrer também de quem perdeu sofrer uma extorsão, porque quem achou pode exigir dinheiro para devolver os documentos”, diz Agnaldo.
Boletim de Ocorrência pela internet
Uma das alternativas para as pessoas que precisam registrar o boletim de ocorrência por perda de documentos é acessar o site da Polícia Civil.
Qualquer pessoa maior de 18 anos pode fazer o registro de perda, roubo ou furto de documentos, aparelho celular, objetos e furto ou roubo de veículos por meio do portal, desde que tenha as características dos objetos.
O boletim de ocorrência registrado através do site da Polícia Civil é disponibilizado para impressão e o documento tem validade legal, ou seja, tem a mesma eficácia do boletim emitido na Delegacia e evita o deslocamento até uma unidade policial.
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