Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Agricultores investem em bioinsumos para produção de orgânicos
Opção agride menos os orgânicos e os faz mais duradouros
Agricultores investem em bioinsumos para produção de orgânicos

   Essa história de que os frutos orgânicos são menores, não têm aparência boa e não se desenvolvem como os outros já é coisa do passado. Prova disso são os maracujás orgânicos desenvolvidos com insumos naturais em uma lavoura de Itápolis (SP), sem nenhum agrotóxico.

   Na lavoura, a prioridade é equilibrar a plantação e o meio ambiente. Na sede de uma cooperativa de agricultores, que dá suporte para mais de 30 produtores da região, existe uma biofábrica. Lá, eles multiplicam bactérias e fungos para fazer inseticida natural, que fica pronto em aproximadamente 48 horas. 

   Cada um dos tonéis do local está carregado com o bioinsumo ideal para cada tipo de lavoura. No caso do maracujá, a pulverização é nas folhas. 

   Os agricultores que produzem frutas e hortaliças orgânicas em Itápolis abastecem a Grande São Paulo. No ano passado, foram colhidas mais de duas mil toneladas de maracujá, goiaba, manga, pimentão, tomate e outras variedades cultivadas na lavoura. 

   Os inimigos naturais deixam rastros visíveis nas folhas da lavoura, mas o importante é que a folha continua firme e com boa condição do fruto se desenvolver. É assim que os produtores de orgânicos também conseguem manter o ciclo dos predadores, de forma natural, sem prejudicar a qualidade da colheita.

   Um sítio de Bauru (SP) produz orgânicos como verduras e legumes. Há 12 anos, a agricultora Eneida Muniz Carrasco usa bioinsumos para adubar a terra. 

  "Ele tem um custo mais baixo. Depois, ele é muito importante para o crescimento da planta. Então, a gente consegue ter uma produção melhor com o bioinsumo", explica. 

   O fertilizante natural é produzido no sistema de compostagem: esterco de gado, palha seca e restos de alimentos. Uma mistura natural que ajuda também no combate às pragas e outras doenças que atacam a plantação. "Quando você coloca na terra, ele fortalece a planta para ter mais vitalidade", diz Eneida. 

   A agricultora comenta que só vê vantagens na utilização de bioinsumos. Para ela, quem consome o produto orgânico sente muita diferença. "Os próprios clientes vêm comentar com a gente que os produtos duram mais na geladeira, que eles têm mais sabor", conta. 

  Segundo ela, a diferença também é sentida em quem cuida dos orgânicos. "Quando a gente planta, eles aturam bem mais no transporte, na banca também", finaliza.

Fonte: G1

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546