Ibitinga, Domingo, 28 de Abril de 2024
Sindicato Rural fornecerá curso de amendoim na gastronomia
Vários cursos serão ministrados em 2021. Neste mês, será a vez de aprender sobre o “Uso de amendoim na gastronomia”
Sindicato Rural fornecerá curso de amendoim na gastronomia

   O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva em parceria com o Sistema FAESP/ SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo) ingressou o ano com diversas oportunidades e este mês os participantes poderão aprender sobre o uso do amendoim na gastronomia. O curso será ministrado nos dias 21 e 22 de outubro e o objetivo será ensinar a preparar pratos com o amendoim, valorizando a cultura agropecuária e resgatando hábitos alimentares.

    O Sindicato Rural em parceria com sistema FAESP/SENAR-SP oferece cursos em Ibitinga e Tabatinga. Para mais informações, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Ibitinga localizado na rua Antônio G.B. de Paula, 149 - centro, telefone (16) 3342-2435 (falar com Rose) ou na extensão de base em Tabatinga localizado na rua Alfredo Benelli, 644 - centro, telefone 16 3385-2146 (falar com Abraão). Já em Iacanga-SP, o telefone para contato é (14) 99656-3125 (falar com Renata). Lembrando que todos os cursos são gratuitos, incluindo a alimentação.

Entenda mais sobre o amendoim e seus benefícios

   No Brasil, o amendoim costuma ser servido como petisco. Pelo fato de ser financeiramente acessível e facilmente encontrado em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, o amendoim tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia. Esse alimento, quando consumido in natura ou minimamente processado, é fonte de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis.

   De acordo com o Ministério da Saúde, assim como as castanhas, nozes e amêndoas, o amendoim é rico em minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis (gorduras insaturadas). Ele também contém compostos antioxidantes, o que faz dele um potencial fator de proteção contra doenças. O grão do amendoim possui de 25 a 32% de proteína (albuminas e globulinas), 8 a 12% de carboidrato, 3% de fibra, e 2,5% de minerais. 

   podemos citar como vitaminas e minerais presentes no amendoim: vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, fósforo, cobre, potássio, cálcio, etc. A pele (casca) possui maior percentual de carboidrato (49%) e de fibra (19%), das quais, 25% são compostas por fibras solúveis, bem como taninos e pigmentos.

  -Gorduras insaturadas: como mencionado, o amendoim é uma boa fonte de gorduras insaturadas (gordura “do bem”). Um grão de amendoim possui de 45 a 50% de lipídeos (gorduras). As principais gorduras encontradas no grão são o ômega 9 (ácido oleico) e o ômega 6 (ácido linoleico), presente exclusivamente em oleaginosas. O equilíbrio desse tipo de gordura com o ômega 3 encontrado em alguns tipos de peixes, é essencial para manter o organismo saudável, além de prevenir doenças como câncer, Alzheimer e depressão. 

  -Valor calórico: ainda que o amendoim seja uma excelente fonte de nutrientes e gorduras boas, o consumo deve ser moderado. São 600 calorias presentes em 100 gramas de amendoim. Por isso, ainda que seja caracterizado como saudável, a recomendação médica é ingerir sem excessos, devido ao seu alto valor calórico. 

 -Zero colesterol: o amendoim, ao contrário do que muitos pensam, possui nutrientes que diminuem o colesterol ruim. Além disso, o amendoim possui um corante natural (também presente nas uvas e na cebola roxa). Antioxidante, essa substância auxilia para impedir que o colesterol LDL (o colesterol ruim) forme placas nas artérias - prevenindo o infarto.

  Além disso, o amendoim também promove a recuperação e desenvolvimento muscular, protege a saúde dos ossos, protege o sistema nervoso, ação antioxidante, previne anemia, diminui o risco de malformação do bebê na gestação e melhora o humor.

Como o amendoim pode ajudar a promover a saúde?

 Leguminosas, como o amendoim, têm um importante papel na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Segundo pesquisa divulgada pela Esalq/USP, o amendoim é um grande aliado para a saúde, prevenindo doenças como obesidade, diabetes e até mesmo câncer. Em 2008, um estudo publicado no The Journal of Nutrition, revelou uma incidência de tumores 33% menor em pessoas que consumiram amendoins diariamente. Em 2017, uma nova pesquisa identificou que o consumo de 56g de oleaginosas e amendoim diminuiu a reincidência do câncer de cólon em 42%, além de reduzir em 57% a probabilidade de óbito.

    Vale ressaltar que é preciso ter cuidado com o seu consumo. Primeiro, porque o amendoim é altamente calórico. Segundo, porque, na cultura brasileira, o amendoim vem geralmente acompanhado de petiscos ou bebidas nada saudáveis, como a cerveja. Por isso, repensar a forma que consumimos essa leguminosa é fundamental para que possamos aproveitar, de verdade, os benefícios do amendoim para a promoção da nossa saúde.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546