Cerca de 10 mil litros de etanol vazaram na rodovia Leônidas Pacheco Ferreira, no começo da madrugada desta sexta-feira (7), no trevo de Ibitinga. O vazamento foi provocado por um acidente, que envolveu uma carreta carregada com 50 mil litros de etanol, e dois carros de passeio. O acidente ocorreu no trevo do bairro rural Laranja Azeda.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, por volta das 23h50, um veículo Pólo, com placas de Itápolis, conduzido por João Maria Raimundo, de 50 anos, colidiu com o Fiat Uno de Pederneiras, conduzido por Vilmo Cardoso Pereira, 34, ao atravessar o trevo de entrada da cidade, no KM 304.
Como os veículos ficaram parados no meio da pista, uma carreta tracionada com dois semirreboques, com placas de Oswaldo Cruz, carregada com etanol, acabou colidindo com os dois veículos, sendo que um deles pegou fogo e teve perda total.
Dentre os envolvidos, apenas o motorista da carreta foi levado para o Pronto-Socorro de Ibitinga, em estado considerado grave. Carlos Trofino, 40, segue internado na Santa Casa e aguarda avaliação médica para cirurgia. Ele fraturou o fêmur e o tornozelo. Os outros motoristas, bem como o passageiro do Fiat, Laercio Ferreira dos Santos, 49, nada sofreram.
Técnicos da Cetesb estiveram no local do acidente e constataram que não houve contato do combustível com mananciais de água. O vazamento foi contido rapidamente pelo Corpo de Bombeiros, porém, a carga voltou a vazar no meio da manha desta sexta-feira, devido a demora em transferir a carga para outro caminhão.
Foto: M.Rhivera