A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Gavião Peixoto realiza nesta segunda-feira, ás 19 horas, a palestra “Cama de Aviário na Alimentação Animal”, no Plenário da Câmara Municipal. O objetivo é discutir a legislação vigente e os perigos a saúde do animal e consequentemente a saúde humana.
Estarão presentes no evento Marco Vallala, técnico agropecuário do Escritório de Defesa Agropecuária de Araraquara (EDA) e Artur de Almeida Felício, médico veterinário do EDA. “Este é um dos assuntos mais debatidos entre os pecuaristas, pois tem afetado diretamente a economia do produtor. Com a proibição e pastos secos os gastos com alimentação estão sendo altos”, afirma Karin Raja Cury, secretário da pasta.
A cama de frango é a forragem de granjas. Nela é encontrado resto das rações do frango e fezes e muitas vezes são dadas aos animais. “Por ser uma maneira econômica, muitos produtores ainda se arriscam na utilização, mas precisam ser alertados que pode provocar o mal da vaca louca e botulismo”, revela. Na semana passada foi realizada uma pré-reunião com os produtores e iniciada as discussões sobre o tema.
Brucelose
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também está realizando uma Campanha de Vacinação nos pequenos produtores e conscientização contra a Brucelose, conhecida também como febre de Malta. Através do veterinário Doraci Gonçalves Júnior, deverão ser realizadas mais de cem aplicações em bezerros entre o 3° e 8° mês de vida. A Brucelose atinge o gado provocando infecções e aborto entre o sétimo e oitavo mês de gestação, mas também pode infectar o homem.