Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Pela 1º vez Sindicato Rural possui figura feminina na Diretoria
Pela primeira vez na história do Sindicato Rural a figura feminina tem voz ativa e integra sua diretoria executiva
Pela 1º vez Sindicato Rural possui figura feminina na Diretoria
Maria Inês Baptista de Resende (esquerda) e Rita Rosária Martins da Costa

  O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva tem a honra de apresentar em seu conteúdo da semana duas mulheres influentes no meio rural que hoje fazem parte da diretoria da entidade. Vale destacar que a participação feminina no corpo diretório é um ato inédito e de extrema importância para a representatividade rural e sindical. 

  Do longínquo tempo em que as mulheres não podiam sequer participar da conversa que girava em torno da propriedade rural, o ano de 2022 mostra que o agro é sim lugar de mulher. Seja na condução da produção, na gestão da propriedade, ou na representação da classe, milhares de mulheres em todo o país têm mostrado a força do feminino em pequenas, médias e grandes propriedades, e em diversas associações e cooperativas. De acordo com informações do Censo Agropecuário de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou quase um milhão de mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais no país, de um universo de 5,07 milhões. 

   Para Sérgio Quinelato, presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, a participação feminina tem crescido em todos os setores e, portanto, a entidade não poderia deixar de incluir em sua diretoria a presença de mulheres. “É notório o aumento do número de mulheres envolvidas com os assuntos rurais. Nesse sentido, é possível dizer que, por suas habilidades diversificadas, as mulheres, quando não gerenciam, agregam habilidades e experiências na gestão dos negócios, buscando conhecimentos e novas formas de atuação, em decorrência disso, acreditamos no potencial feminino para nos acompanhar na caminhada da diretoria atual. Estou radiante, pois após 50 anos de história e existência da nossa entidade, pela primeira vez, foram convidadas duas empreendedoras do agronegócio a fazer parte da composição da diretoria do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga o que valorizou ainda mais nossa caminhada”, ressalta Sérgio. 

  A seguir, o depoimento de Maria Inês de Baptista de Rezende e Rita Rosária Martins da Costa, exemplo de mulheres que integram a diretoria atual do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga. Acompanhe na íntegra.

“Meu nome é Maria Inês de Baptista de Rezende, faço atualmente parte da diretoria no cargo de membro suplente do Conselho Fiscal. Confesso que fiquei surpresa com a oportunidade e acho extremamente fundamental que vários outros sindicatos sigam esse exemplo, coloquem as mulheres para atuar em sua diretoria. Minha história com o meio rural começou através do meu pai que foi produtor e após seu falecimento no ano de 1979 assumi suas atividades rurais. Aprendi muito e sei que posso agregar como diretora e espero que outras mulheres sejam influenciadas a participar de perto da rotina do nosso sindicato que está em ótimas mãos. Não só os diretores, como os funcionários, são pessoas incríveis e fazem parte da família Sindicato Rural. Com a nossa união iremos trabalhar em prol das dificuldades de cada produtor e teremos respostas positivas”, conta Maria Inês, suplente do conselho fiscal. 

“Meu nome é Rita Rosária Martins da Costa, atuo na diretoria como suplente do Conselho Fiscal. Minha trajetória no mundo rural iniciou com o falecimento do meu esposo em meados de 1984. Naquela época, com dois filhos, tive que correr atrás de aprender sobre a lida rural. A mulher pode sim, atuar na área em que ela quiser, ela é capaz. Agora em 2022, ingressei no corpo da diretoria atual e acredito que a presença da mulher na diretoria é para agregar e mostrar a importância que temos hoje. Fico muito feliz pelo reconhecimento e acolhimento dos companheiros homens desta diretoria. Essa foi a primeira vez que a diretoria tem entre seus membros a presença feminina e tenho certeza que assim como os homens, também faremos de tudo para facilitar a caminhada de cada produtor que coloca sua confiança em nossa gestão”, diz Rita Rosaria, suplente do conselho fiscal. 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546