Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Sindicato Rural participa do Encontro Estadual de Agronegócio 2022
Evento foi realizado pelo Sistema FAESP/SENAR-SP, em Bauru
Sindicato Rural participa do Encontro Estadual de Agronegócio 2022
Tirso Meirelles com os membros da diretoria executiva e funcionarios do S.R.

O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva participou do Encontro Estadual de Agronegócios realizado na manhã da última terça-feira (05/04), em Bauru-SP. Com o tema “Agrosempre – uma nova atuação no agronegócio”, o evento foi realizado pelo Sistema FAESP/SENAR-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e pelo SEBRAE-SP.

O presidente da FAESP/SENAR-SP, Fábio de Salles Meirelles, em uma mensagem transmitida aos participantes do evento, enfatizou que “em 2021 foram realizadas diversas ações que beneficiaram o pequeno produtor rural de São Paulo. Os resultados em 2022 devem ser ainda melhores”, concluiu o presidente. 

Para o presidente do SEBRAE-SP e vice-presidente da FAESP/SENAR-SP o empenho e a união de todos foram o fator chave para reverter rapidamente os impactos provocados nos pequenos produtores e empreendedores paulistas. “Em 2020 e 2021, rodamos quase 200 mil quilômetros por todo o Estado. Traçamos um Raio-X da situação dos empreendedores do campo, do comércio, da indústria e de serviços, conseguindo diagnosticar os gargalos e onde estavam as possibilidades de crescimento das mais diversas cadeias produtivas”, declarou Tirso Meirelles.

Os participantes assistiram ainda palestra de Miguel Cavalcante da AgroTalento, sobre gestão de propriedades rurais.

O presidente do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, Sérgio Quinelato, destaca a importância do encontro na vida do produtor. “O encontro foi de grande valia para os presentes, principalmente para o produtor rural. Os integrantes que nos passaram a palavra estão de parabéns, cada um tem grande representatividade no âmbito rural e puderam nos passar conhecimentos valiosos que irão contribuir para o nosso dia a dia”, finaliza Sérgio Quinelato.

Entre os programas apresentados no Encontro, sobressai o ALI Rural (Agente Local de Inovação Rural) que contempla a atuação de mais de 100 agentes em campo na aplicação de metodologia específica para 1.250 produtores rurais paulistas propondo melhorias aos seus ciclos produtivos, trazendo soluções e inovações a partir das definições previstas em um plano de trabalho com duração de oito meses. “Estudos apontam que, ainda neste ano, 60% das relações comerciais serão totalmente digitais. Isso indica que o futuro começa agora e passa, necessariamente, pela inovação. Nos últimos anos, visitamos todos os parques tecnológicos paulistas. Fizemos parcerias com governo do Estado de São Paulo e outros participantes desses hubs para garantir que o acesso à inovação aconteça sem burocracia, a baixo custo, o quanto antes”, informou Tirso Meirelles.

A apresentação contemplou ainda os próximos passos do Programa Inova Agro SENAR com previsão para atender 1.667 turmas até dezembro de 2022, alcançando mais de 18 mil produtores rurais. O Programa contempla temas como agregação de valor, melhoria dos processos de comercialização, boas práticas agrícolas, inserção de práticas de turismo, melhoria da produção de leite, café, hortifruti e piscicultura.

No encerramento, o vice-presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP ressaltou que este é o momento da reconstrução. “Dos negócios, da comunidade, do país, valorizando todo aprendizado que nos fez chegar até aqui e aproveitando as oportunidades que se abriram, com este mundo transformado e cada vez mais conectado, digital, em que a preocupação com a ética e a sustentabilidade no seu espectro maior vão dar a tônica do que virá”, concluiu.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546