Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Sindicato Rural alerta sobre alteração na campanha de aftosa
Mês de maio será voltado para vacinação
Sindicato Rural alerta sobre alteração na campanha de aftosa

O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva alerta aos produtores rurais que devem ficar atentos ao calendário da vacinação contra febre aftosa. Este ano o Departamento de Saúde Animal (DAS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) inverteu a ordem da vacina. 

De acordo com o Ofício Circular Nº 12/2022, a primeira etapa de vacinação, no mês de maio, será destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses e a segunda fase, em novembro, aos animais de todas as idades. A medida é válida para o Bloco IV, do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PE-PNEFA), composto pelos estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

O assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Guilherme Dias, afirmou que o objetivo da medida anunciada é garantir a oferta oportuna de vacina, equacionando a demanda com o cronograma de produção da indústria.

A febre aftosa foi detectada na Itália em 1514. No Brasil, o primeiro registro ocorreu em 1895, no Triângulo Mineiro. Como prevenção, o Ministério da Agricultura promove ações desde 1934, quando foi publicado o regulamento do Serviço de Defesa Sanitária Animal. Mas as instruções específicas para o seu controle, que incluía a vacinação, foram definidas em 1950 e as campanhas organizadas tiveram início em 1965. 

De acordo com Mauro José Vieira de Figueiredo Neto, veterinário do Sindicato Rural há 20 anos, a doença é caracterizada como infecciosa aguda. “A febre aftosa é causada por um vírus que pode se espalhar rapidamente. Por isso, o produtor rural deve estar atento a quaisquer sinais suspeitos. Lembrando que normalmente os animais contraem o vírus por contato direto com outros animais infectados ou por alimentos e objetos contaminados. A doença é transmitida pela movimentação de animais, pessoas, veículos e outros objetos contaminados pelo vírus. Calçados, roupas e mãos das pessoas que lidaram com animais doentes também podem transmitir o vírus”, ressalta Mauro.

Caso o produtor suspeite de algum caso da doença em sua propriedade rural a notificação tem que ser imediata e obrigatória. Ou seja, o produtor deve avisar com urgência o Serviço de Defesa Sanitária Animal para que um médico veterinário oficial faça a inspeção dos animais e tome as providências necessárias, como colheita de amostras para diagnóstico laboratorial e estabelecimento de medidas emergenciais de proteção para evitar que a doença se espalhe.

É importante frisar que o Sindicato Rural de Ibitinga e também de Tabatinga se preocupa com o associado e está preparado com funcionários qualificados que irão efetivar a declaração de vacina de aftosa. Para participar da campanha basta o produtor rural adquirir a vacina em uma revenda de produtos veterinários, autorizada pelo Ministério da Agricultura a comercializar o produto e imunizar os animais durante o mês da campanha de vacinação em seu estado. Após isso, a nota da compra da vacina deve ser entregue aos funcionários da entidade. Mas atenção, encerrada a etapa da campanha, os produtores que não comprovarem a vacinação estão sujeitos a multas e proibidos de comercializar os animais.

Vale lembrar que os produtores com fêmeas pendentes da vacina da brucelose devem acertar a situação com o veterinário antes de declarar a aftosa. Para mais informações, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Ibitinga localizado na Rua Antônio G.B. de Paula, 149 - centro, telefone 16 3342-2435 ou na extensão de base em Tabatinga localizado na Rua Alfredo Benelli, 644 - centro, telefone 16 3385-2146.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546