O ex-prefeito de Iacanga (SP), Durvalino Afonso Ribeiro, foi preso, nesta quarta-feira (27), pela Polícia Civil após sentença da Justiça em ação aberta em 2013 que apurou o crime de estelionato. No momento do cumprimento do mandado de prisão, Durvalino estava em casa.
O ex-prefeito está internado, sob escolta da Polícia Militar, na Santa Casa. Quando passou pelo procedimento de rotina destinado a presos, a médica constatou que a pressão arterial e a taxa de glicemia estavam altas e recomendou a internação. Ainda nesta quinta-feira (28), o ex-prefeito passou por uma audiência de custódia.
Durvalino já havia sido preso outras duas vezes. Em 2011, foi preso pelos crimes de receptação qualificada, desmatamento e degradação ambiental de uma área de pesquisa do Governo Estadual e pegou uma pena de sete anos e seis meses.
Em 2006 foi preso pela Polícia Federal na operação "Pinóquio", quando passou a responder a ação penal por receptação de madeira extraída ilegalmente da reserva florestal Estação Experimental de São Simão, do Estado de São Paulo. Durvalino foi prefeito de Iacanga de 1996 a 2003.
G1