O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva ressalta que há mais de cinco décadas o Sindicato Rural continua atuando fortemente em prol dos associados. Durante anos, driblando dificuldades e consolidando conquistas, a entidade naturalmente se tornou referência na região interiorana do estado de São Paulo.
Atualmente, com aproximadamente 700 associados, a entidade desenvolve importantes ações e presta inúmeros serviços indispensáveis para a rotina do produtor rural. “Há mais de 50 anos o Sindicato Rural vem lutando por melhorias para a classe rural. Nesse contexto, não só priorizamos a qualidade dos nossos serviços diários e internos como também buscamos parcerias de grande credibilidade, tudo para que o associado tenha tranquilidade quando nos procurar”, explica Sérgio Quinelato, presidente do Sindicato Rural.
Para Francisco Carlos Raineiri de Camargo (conhecido como Fanco), diretor tesoureiro do SR de Ibitinga e Tabatinga, a prioridade é o bem-estar do produtor rural. “Esta é a segunda vez que tenho a oportunidade de integrar o grupo de diretores do Sindicato Rural e com autoridade afirmo que desde que iniciei como diretor tesoureiro o objetivo principal desta diretoria executiva é oferecer um ótimo atendimento ao associado, prezando sempre não só a capacitação de todos os funcionários como também dos parceiros. Seguimos todas as atualizações legislativas e buscamos o melhor para o homem do campo”, afirma Fanco.
Segundo João Minzoni, diretor secretário do SR de Ibitinga e Tabatinga tanto os serviços quanto às parcerias são essenciais. “Eu sou homem do campo, associado desde 1969, agora faço parte da diretoria, mas, antes de qualquer coisa, como associado, posso garantir que o Sindicato Rural é peça indispensável. Nós, produtores rurais, não temos tempo de cuidar das nossas obrigações administrativas, pois temos que colocar comida na mesa dos brasileiros. Diante disso, posso afirmar que o Sindicato Rural presta serviços de excelente qualidade e podemos ficar tranquilos, sou muito orgulhoso por estar nessa atual gestão”, finaliza João.
Os associados do Sindicato Rural podem usufruir dos seguintes serviços:
-Informações, orientações e esclarecimentos,
-Secretaria da Fazenda: CADESP (CNPJ e IE), pedido de talão de notas e crédito de ICMS,
-Gedave (gestão de defesa animal e vegetal),
-INCRA (CCIR),
-Departamento de Recursos Humanos (rural e doméstica),
-Receita Federal (ITR, Imposto de Renda, CND Rural e Livro Caixa),
-Meio Ambiente (CAR) e Queima Controlada (CITRUS).
Além disso, o Sindicato Rural mantém várias parcerias com o objetivo de agregar e melhorar ainda mais os serviços prestados diariamente. São elas:
Cursos gratuitos em parceria com o Sistema FAESP/SENAR
O Sindicato Rural junto com o SENAR-SP oferece diversos treinamentos durante o ano todo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida não só dos produtores rurais como também de seus familiares e colaboradores. Nos últimos quatro anos (2018-2021), a entidade já qualificou mais de 1.000 pessoas e realizou mais de 150 ações e atividades de formação profissional rural e promoção social. Só no ano de 2021 ultrapassou a faixa de 40 cursos e 350 alunos. As ações e atividades institucionais são realizadas de forma teóricas atreladas a prática preferencialmente no espaço rural, nos locais de trabalho, de vivência do produtor, do trabalhador rural e familiares. Os interessados em participar dos cursos oferecidos, basta comparecer no Sindicato Rural localizado na Rua Antonio G.B. de Paula, 149 ou entrar em contato pelo telefone: 3342-2435 ou 3342-2200 – falar com Rosi. Em Tabatinga, o endereço é Rua Alfredo Benelli, 664 – Centro ou pelo telefone: (16) 3385-2146 (falar com Abraão). Já em Iacanga-SP, basta ligar no (14) 99656-3125 (falar com Renata).
Assessoria Jurídica
A assessoria jurídica é primordial na vida do produtor rural, pois as leis estão em constante mudança. Nesse contexto, o Sindicato Rural oferece atendimento exclusivo para os associados. A prestação de serviço conta não só com atualizações legislativas como também com um advogado qualificado e treinado para melhor atender as necessidades de cada produtor rural. Para utilizar esse serviço o produtor deve comparecer ao sindicato rural todas as terças-feiras e quintas-feiras no período da manhã. O atendimento já está incluso nos serviços prestado pela entidade há muitos anos e continuará por tempo indeterminado com a máxima eficiência e clareza.
Veterinário
Outro serviço importante que o Sindicato Rural oferece é o atendimento veterinário. Essa prestação de serviço conta com um profissional capacitado e prestativo, tudo para que o produtor rural possa ficar tranquilo no cuidado com animais de grande porte. O atendimento veterinário é realizado por meio de agendamento com o próprio profissional que atende todos os dias da semana. É relevante dizer que o médico veterinário tem grande importância na rotina do produtor rural visto que ele esta presente em todas as etapas da cadeia produtiva, passando pela pesquisa, extensão rural e defesa agropecuária, além de atuar diretamente na proteção e saúde dos animais. Ademais, o associado, já no momento da adesão, tem direito não só ao atendimento veterinário de ótima qualidade como todos os outros serviços existentes na entidade.
Parceria com Parisi Odontologia
Também entre as parcerias, o associado pode contar com o dentista João Parisi Neto, formado desde 1977 e pós-graduado em prótese e reabilitação e Felipe Parisi Neto, formado desde 2003 e especialista em implantes dentários e reabilitação. O atendimento acontece na clínica “Parisi Odontologia” que conta com uma estrutura moderna e dentro das normas da vigilância sanitária. Além disso, os equipamentos são de última geração e com a tecnologia avançada. Essa parceria abrange os seguintes tratamentos: dentários (restauração, facetas e clareamento), preventivos (limpeza e raspagem de tártaro), endodontia (tratamento de canal), implantes, próteses (prótese total ou removível, coroas, facetas e lente de contato) e cirurgias (extrações). Além disso, não há nenhuma diferença de tratamento entre os beneficiários da parceria com o tratamento dado ao paciente regular. Para utilizar os benefícios da parceria basta comparecer na clínica e agendar com a secretária o seu horário.
Assessoria de Comunicação
O Sindicato Rural também tem uma mídia segmentada forte, contando, por exemplo, com vários meios de comunicação como: programa de rádio, jornais impressos e redes sociais. No rádio, por exemplo, tanto em Ibitinga quanto em Tabatinga, os produtores rurais podem contar com o programa “Bom dia do Campo: o informativo rural de Ibitinga e Tabatinga”. Em Ibitinga, todas as quartas-feiras, em Tabatinga, todas as sextas-feiras. Já nos veículos impressos a entidade possui páginas exclusivas no jornal principal da cidade de Ibitinga (Folha de Ibitinga) e de Tabatinga (O Jornal). Os dois com publicações semanais.
Outra ferramenta importante para a comunicação é a internet. Nesse segmento, a entidade tem uma página no Facebook e no Instagran. Também, os associados podem fazer parte do grupo de notícias criado no whatsapp. Para participar, basta deixar o seu número de celular com a jornalista responsável “Stefânia Gomes”.
Vale frisar que a comunicação tem o objetivo não só de deixar os produtores rurais atualizados como também fazer com sua rotina diária seja valorizada. Para isso, o Sindicato Rural deixa disponível a jornalista para os produtores que quiserem contar a sua história para a população. Esse trabalho acontece mediante agendamento e visitas nas propriedades rurais para que a reportagem seja realizada. Os interessados devem procurar a entidade e procurar pela jornalista.
Para ser um associado e usufruir de todos os benefícios e serviços do Sindicato Rural, basta comparecer no Sindicato Rural localizado na Rua Antônio G.B. de Paula, 149 ou entrar em contato pelo telefone: 3342-2435 ou 3342-2300 ou 3342-2200. Em Tabatinga, o endereço é Rua Alfredo Benelli, 664 – Centro e o telefone: (16) 3385-2146 ou 3385-2147.
"Sindicato Rural e Produtor Rural, juntos no abastecimento da nossa nação."