Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
AES Tietê investe R$ 20 milhões em iniciativas de segurança
Aprimoramento dos processos de segurança da empresa irá torná-la referência no Grupo AES

   Segurança é o valor número 1 de todas as empresas do Grupo AES no mundo. A AES Tietê, braço de geração do grupo no Brasil, já investiu, desde outubro de 2009, aproximadamente R$ 20 milhões em infraestrutura de segurança, equipamentos e capacitação de profissionais. Esse investimento faz parte de um projeto que tem como objetivo tornar ainda mais eficazes as iniciativas e os processos de segurança da empresa, a fim de evitar acidentes com seus colaboradores e com a população, e engajar um número recorde de funcionários em campanhas para uma atitude segura dentro e fora da companhia.

   O gerente de Segurança e Meio Ambiente da AES Tietê, Alexandre Piedemonte, explica que o projeto envolve desde ações de engenharia até revisões de processos e padronização de procedimentos, em todas as unidades geradoras de energia elétrica da empresa – Usinas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). “Os resultados do trabalho, que teve início há dois anos, têm sido extremamente positivos. Estamos próximos de atingir o índice de 100% nos indicadores de segurança da empresa”, revela Piedemonte.

 Para operacionalizar esse projeto, a empresa conta com uma equipe de mais de 50 pessoas das áreas de Segurança e Operação da AES Tietê, que formaram uma verdadeira força tarefa na empresa.

   Além de garantir a segurança dos funcionários, o projeto também irá tornar a AES Tietê uma referência mundial para as demais empresas de geração do grupo AES. A empresa pretende ainda buscar as certificações ISO 14.001 – na área de meio ambiente – e a OHSAS 18.001 – na área de saúde e segurança do trabalho, ainda este ano.

 

  População também é envolvida nas ações de segurança

 

   A preocupação da AES Tietê com a segurança se estende à população. Todos os anos, a empresa realiza campanhas a fim de conscientizar a comunidade sobre os riscos de nadar e pescar nos trechos dos rios próximos às barragens e usinas hidrelétricas.

    Por meio da campanha, os pais são alertados para que não deixem seus filhos nadarem desacompanhados nos rios e os jovens e adultos são orientados para que não nadem após ingerir bebida alcoólica e evitem a proximidade à barragem.

    A empresa também ressalta a importância de respeitar as sinalizações e a área de segurança do reservatório em que é proibido o nado e a pesca. Essas atividades também são proibidas após a barragem da usina.

    Sobre a AES Tietê – A AES Tietê S.A é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do país, com capacidade total instalada de 2,66 mil MW (megawatts). Suas nove usinas hidrelétricas e duas pequenas centrais hidrelétricas (PCH Mogi Guaçu e PCH São Joaquim) respondem por cerca de 18,2% da energia gerada no Estado de São Paulo e por 2,4% da produção nacional.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546