Nesta segunda-feira (22), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Ibitinga efetuou atendimento a denúncia de aves em cativeiro, na Rua São Paulo, centro de Ibitinga.
No local, foi constatado a existência de 07 aves da fauna silvestre nativa sendo: 04 Canários da terra verdadeiro, 01 tico tico rei, 01 Coleirinho papa capim e 01 Jandaia da testa vermelha. Uma das aves canário da terra, estava pendurada na parede externa da residência com um alçapão armado acoplado sendo utilizado como “chama” no intuito de capturar outra ave. Após vistoria nas aves foi constatado que um dos canários da terra, o coleirinho papa capim e a Jandaia da testa vermelha não tinham anilha de identificação e as outras 4 aves restantes possuíam anilhas de identificação. Uma vistoria minuciosa nas aninhas, foi constatado que uma das anilhas apresentava sinais claros de falsificação. I
O senhor D.O. (só as iniciais foram divulgadas) informou não ser criador amadorista de passeriformes.
Diante do narrado acima foram lavrados dois ‘Auto de Infração Ambiental’, onde foi constatado, ilegalidade, ‘por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre nativa’.
Os autos totalizaram R$ 4.000,00. As infrações constam em crime que preconizam o artigo 25 da Resolução SIMA 05/21.
As aves e gaiolas foram apreendidas, sendo que as 2 aves sem anilhas foram libertas em seu habitat natural, e as aves anilhadas permanecem depositadas na Base da Polícia Militar Ambiental, para posterior destinação. A ave Jandaia, por demonstrar alto grau de domesticação e afinidade com seu tutor, ficou depositada com o envolvido.