A Polícia Militar Ambiental de Ibitinga desmantelou um criadouro de pássaros irregular. Nesta terça-feira (05), os policiais militares identificaram, no Jd. Paineiras, em Ibitinga, 03 aves silvestres nativas, sendo um bigodinho e dois coleirinhos Papa Capim, sem anilhas de identificações. Ainda, no local haviam 03 aves oriundas de mutação entre o canário da terra e canário do reino, estas também sem anilhas de identificação.
Segundo a PM, questionado, o homem dono do imóvel relatou aos policiais que ganhou as aves de um conhecido que se mudou da cidade. Diante dos fatos, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no artigo 25, parágrafo 3°, inciso III, da Resolução SIMA 05/21, no valor de R$ 3.000,00, por ter em cativeiro, 06 espécimes em desacordo com a licença obtida, sendo apreendidas as aves.
Os três pássaros, oriundos de mutação genética em seu cruzamento, permaneceram depositadas ao infrator, uma vez que não podem serem soltas e nenhum órgão aceitou receber as mesmas.
As outras três aves nativas foram soltas, em seu habitat devido. gaiola foi destruída no aterro sanitário de Ibitinga/SP.
Ainda segundo a Polícia Militar Ambiental, penalmente, o criador incorreu no crime no artigo 29 da lei nº9.605/98.