Após nove anos fechado para o público, o Museu Paulista reabrirá suas portas para o público em geral neste dia 09. A visitação é grátis até o dia 6 de novembro, mas é necessário agendar pelo site.
A reabertura faz parte das comemorações do Bicentenário de Independência do Brasil, que terá uma ampla agenda de eventos durante toda a semana em São Paulo.
Na terça, o museu foi reinaugurado para convidados, em cerimônia oficial. Já no feriado da Independência, a visita foi permitida apenas para um grupo de 200 estudantes de escolas públicas e profissionais que trabalharam na reforma.
A obra teve o custo total de R$ 235 milhões, custeados pela Lei de Incentivo à Cultura, por investimentos privados sem incentivo fiscal e também aportes públicos feitos pelos governos do estado e federal.
Museu
O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, que é um museu especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo (USP).
O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento.
Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.
A reserva técnica do museu contém mais de 450 mil itens. Destes, cerca de 3.800 foram exibidos nas exposições da reabertura, dando ao público uma ideia geral do que é o museu e do que nele se faz, ampliando a representatividade social.