Com o aval da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Ibitinga prorrogou até o próximo dia 11 de outubro, o REFIS (Programa de Recuperação Fiscal), que renegocia eventuais dívidas tributárias de moradores com o município. O programa encerrava a data limite neste último dia 30 de agosto.
REFIS
A edição deste ano, segundo a prefeitura, prevê desconto de 100% nas multas e nos juros dos débitos que forem quitados à vista.
Além disso, o contribuinte pode parcelar a dívida em até 24 vezes, e acordo com as seguintes regras:
- Pagamento à vista | Concede 100% de desconto nos juros e na multa.
- Parcelado em 24 x | Concede 90% de desconto nos juros e na multa
As modalidades parceladas exigem uma entrada de 15% do valor da dívida e pagamento inicial em até 10 dias. Os valores das parcelas não podem ser menores que 3 UFM (R$ 73,56) e se a pessoa deixar de pagar duas parcelas consecutivas ou alternadas, o Refis será suspenso e todos os benefícios do Refis também. Neste ano, está autorizado incluir os parcelamentos realizados em outros períodos.
O que pode?
O Refis integra tributos municipais como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e outros débitos inscritos em dívida ativa.
Quem não fizer...
Após o Refis, os débitos em aberto serão protestados e executados. A medida cumpre determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal e orientações do Tribunal de Contas e do Ministério Público.
Por outro lado, os devedores que aderirem ao REFIS terão seus débitos parcelados e não correm risco de protesto ou execução enquanto pagarem corretamente as parcelas.
Como fazer?
O Refis 2022 pode ser feito na Prefeitura Municipal, das 9:00 às 16:00 horas. O local fica no endereço da Rua Miguel Landim, nº 333 – Centro. O telefone de contato é o (16) 3352-7000.