O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por meio de seu Presidente, Sérgio Quinelato, junto à sua Diretoria Executiva, informa aos produtores rurais que fiquem atentos com as chuvas que estão acontecendo durante o mês de novembro.
As precipitações neste mês estão acima do esperado e isso pode impactar diretamente na agricultura. Apesar das chuvas proporcionarem diversos benefícios às plantações, em excesso podem ocasionar alguns problemas e os produtores devem estar prontos para lidar com eles.
Um dos principais problemas enfrentados com o acúmulo de água é referente à semeadura, uma vez que a produção pode ser alterada ou até mesmo atrasada por causa das chuvas. Isso porque cada semente tem uma maneira de ser plantada e até a umidade do solo pode influenciar no desenvolvimentos das plantas.
Outra problemática que pode ser enfrentada pelos produtores é em relação ao uso de defensivos agrícolas, já que alguns demoram horas para começaram a fazer efeito, e a água pode espalhar novamente as pragas, sendo necessário outras aplicações dos produtos.
Além disso, os agricultores devem ficar atentos aos danos causados diretamente às plantações. Se acompanhada de ventos, a chuva pode destruir o plantio e deixar desfalques na lavoura.
Por isso, produtor, atente-se à previsão do tempo e monitore as condições climáticas para se planejar corretamente.