A Praça João Abrão será palco de muita cultura, arte e educação em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento que ocorre dia 20 de novembro é uma realização da Prefeitura com o Coletivo Negrativo da cidade de Ibitinga, aberto ao público em geral, a partir das 16h.
De acordo com os organizadores, a programação envolve show com banda do SESC, exposição de obras, rodas de capoeira, maculelê, oficina de maquiagem para pele negra, artesanato e turbante, além de outras atividades relacionadas à data, à cultura e à arte.
“Dedicaremos um dia todo especial para uma programação de qualidade, com artistas locais e regionais, apresentações musicais e um forte apelo pela consciência da população em prol desta temática tão importante”, disse a diretora e relações internas e externas do NegrAtivo, Bruna Chagas de Almeida.
Segundo a Secretaria de Cultura, o apoio do Coletivo tem sido fundamental para que eventos e pautas pela consciência negra sejam potencializados.
“É um grupo organizado e empenhado nesta importante causa contra o racismo que, infelizmente, ainda impera em nossa sociedade. Através da arte e da cultura, pretende-se buscar a conscientização das pessoas, bem como valorizar toda essa essência cultura e artística da pele negra”, disse Marcos Rodakevisk, secretário de Cultura.
Confira a programação:
16:00 horas- Oficina de maquiagem em pele preta
17:00 horas - Oficina de turbante
17:30 horas - Oficina de artesanato (confecção de itens relacionados a temática do evento)
19:00 horas - Maculelê e Capoeira
20:00 horas - Grupo 4 no samba
Durante todo o tempo: exposição de obras de Flávio Rodrigues da Silva (artista preto de Araraquara) junto com algumas pinturas que ele vai fazer durante o evento.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga