Ibitinga, Quinta, 21 de Novembro de 2024
Ibitinga recebe ‘Carreta da Mamografia’
Atendimento para exames começou segue até o dia 26. São atendidas 50 senhas por dia durante a semana, e 25 aos sábados
Ibitinga recebe ‘Carreta da Mamografia’
Kátia Pires, Diretora da Atenção Básica, Ticiane Lorusso, Secretária, a prefeita Cristina Arantes, Queila Pavani e Vanessa Pultrini

  A Prefeitura de Ibitinga, por meio do SAMS, elaborou uma programação com ações voltadas para o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O destaque é a presença da Carreta de Mamografia do Governo do Estado de São Paulo, que atenderá as mulheres do município, de 16 a 26 de novembro, de segunda á sexta-feira das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. A mesma está localizada na Rua Roque Raineri, 81- em frente a FAIBI (Faculdade de Ibitinga).  São atendidas 50 senhas por dia durante a semana, e 25 aos sábados.

   Os critérios para atendimento são os seguintes: 

- Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG; 

- Mulheres de 50 a 69 anos, apenas RG e Cartão SUS; 

- Mulheres acima de 70 anos, devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG.

   “Sabemos da importância da realização desse exame para as mulheres e não medimos esforços para que a Carreta da Mamografia viesse à Ibitinga ainda em 2022. Lutamos muito para trazer esse benefício às nossas mulheres”, contou a Prefeita Municipal, Cristina Arantes. 

   Após a realização do exame, a mulher recebe na hora a imagem impressa e um protocolo com senha de acesso para retirar por um site o laudo final. Quem encontrar dificuldade para imprimir pode buscar por ajuda na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

   De acordo com a gestora do SAMS, Queila Pavani, “O público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos e para ter acesso ao serviço basta apresentar RG e cartão SUS. Já as mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem fazer o exame, mas precisam apresentar o pedido médico do exame, RG e cartão do SUS”.

   Para a diretora executiva da Santa Casa, Vanessa Pultrini, “A Carreta da Mamografia é um importante incentivo na prevenção do câncer de mama, ampliando o acesso das mulheres ao exame, priorizando o diagnóstico precoce e o rápido encaminhamento da paciente para o tratamento adequado”.

   O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos, sendo a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil. 

   Desde 2021, com a retomada da ação “Mulheres de Peito”, já foram realizadas mais de 48,1 mil mamografias. Este ano o Governo de SP aumentou o número de carretas de dois para quatro veículos, o que possibilitou a ampliação do serviço.

  Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546